7 de novembro de 2017

Plantas: Centáurea

Centáureas já eram populares no antigo Egito sendo algumas vezes usadas para decorar túmulos de faraós, antigamente elas também eram usada como pigmento azul para tintas.

De acordo com uma lenda romana, as centáureas são chamadas de cyan e receberam esse nome em homenagem a um jovem de olhos azuis conhecido como Cyanus, que todos os dias fazia coroas de flores para presentar a deusa Chloris, quando ele morreu a deusa o transformou nessa flor e a nomeou como cyan em homenagem ao rapaz.

Elas passaram a ser chamadas de centáureas após Quiron, o centauro, ser ferido com uma flecha venenosa e usar as flores para se curar do ferimento.

Cultivo:
As centáureas só se propagam através de sementes, portanto elas podem dar um pouco de trabalho nos primeiros meses.

Abra pequenas covas e insira as sementes, o solo deve ser rico em matéria orgânica e bem adubado, cubra as sementes com um centímetro de terra fina, regando com frequência até que germinem.

Após a germinação, as regas devem ser periódicas sendo intensificadas durante os meses mais quentes.

Medicinal:
Centáureas podem ser usadas como sedante, antianêmico e antipirético. Externamente costuma ser recomendado para tratar dores reumáticas e certos tipos de conjuntivite.

No entanto ela não deve usada externamente por pessoas com pele sensível e internamente por gestantes durante longos períodos de tempo.

Culinário:
Como muitas especies de flores a Centaurea cyanus é comestível, embora seja recomendável retirar o miolo e o cálice devido ao seu sabor amargo, consumindo apenas as pétalas.

Seu gosto está entre o doce e o picante lembrando ligeiramente o cravo túnico, geralmente é usada para decorar pães, queijos, saladas e sobremesas, além de ser usada na fabricação de corante alimentar azul.

Magia:
Simbolizam sensibilidade e delicadeza, costumava ser associada aos campos de trigo e milho, já que era considerada uma praga nessas plantações.

Seu planeta regente é Júpiter, podendo ser usada em feitiços para ajudar a alcançar seus objetivos, libertar e dar vida à pessoas submissas ou então rituais ligados a sagitarianos ou deusas como Ártemis, Diana e Flidais.

Fontes:
http://flores.culturamix.com/flores/centaurea-especie-de-flor-delicada
http://www.jardimdeflores.com.br/jardinagem/a50jardimcomestivel.htm
http://www.agronegocios.eu/noticias/flores-comestiveis-centaurea/
http://www.mulhervirtual.com.br/flor/Centaurea.html
http://cladaflorestadosul.blogspot.com.br/2009/11/pequeno-guia-magico-de-flores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário