10 de novembro de 2017

Feitiços: Tipos de magia

Dez pontos para aquele que descobrir que tem de diferente nesse post

1- MEDITAÇÃO - MAGIA AQUA
A Meditação é a base de muitas disciplinas orientais de Magia e Feitiçaria. Estou certo de que você já viu Mestres que meditam em filmes, de modo especial aqueles que envolvem artes marciais. Usada de maneira apropriada, a meditação abre a porta para o crescimento individual e progresso pessoal. De todas as técnicas de progresso nos campos psíquicos e espiritual, a meditação é, de longe, a mais eficiente.

2- CURA - MAGIA AZUL
A Cura se refere a todas as formas de artes e práticas mágicas devotadas a curar doenças, aliviar dores, promover a regeneração dos tecidos, restaurar a vitalidade, a fertilidade, etc. Através da história, os curandeiros foram os médicos, enfermeiras e parteiras das vilas – de modo especial, nas comunidades rurais e ‘’primitivas’’ sem acesso aos médicos e farmacêuticos licenciados oficialmente.

3- WORTCUNNING - MAGIA VERDE
Wortcunning é a cultura e a arte de conhecer e usar as propriedades mágicas, medicinais, e outras, das plantas. A antiga palavra usada para o conhecimento das propriedades secretas das ervas é Wortcunning (‘’Sabedoria das ervas’’), e sempre foi um estudo particular das bruxas.

4- ADIVINHAÇÃO - MAGIA AMARELA
Adivinhação é a arte de predizer ou prever o futuro, ou descobrir coisas que estão perdidas, escondidas, ou secretas. Embora nem todos os videntes sejam Feiticeiros, espera-se que todos estes sejam videntes. Muitos povos antigos eram obcecados. Com adivinhações e dificilmente tomariam qualquer decisão sem consultar adivinhos, videntes, oráculos ou profetas. Ocorrências incomuns,como sonhos perturbadores e presságios, também foram consideradas divinatórias. Com o passar do tempo, os videntes desenvolveram muitas técnicas de adivinhação – as chamadas Artes Mânticas (de mantis, que significa ‘’adivinho’’).

5- ILUSÃO - MAGIA LARANJA
Também conhecida como magia de palco e magia de espetáculo, essa área lida com as ilusões e efeitos especiais ‘’milagrosos’’. A magia da ilusão é dividida em duas categorias: ilusionismo (conjuração) e prestidigitação (truque de mão). Com o objetivo de divertir e iludir os observadores, as artes da ilusão tiveram sua origem com os primeiros xamãs. Desde que a primeira fogueira foi acesa, foram usados efeitos especiais para aprimorar o efeito teatral do ritual. Diferentes tipos de apresentação, como atos mágicos, acrobacias, prestidigitação e engolir fogo, vieram desses rituais.

6- ALQUIMIA - MAGIA VERMELHA
A Alquimia é a arte mágica e a ciência da transformação ou transmudação. A alquimia foi a precursora da química moderna. Teve origem em Alexandria, no Egito, no século I d.C, quando a metalurgia egípcia foi misturada à filosofia grega e ao misticismo do Oriente Médio. Os alquimistas medievais buscavam três objetivos principais: a Transmutação de ‘’metais básicos’’ (chumbo, de modo particular) em ouro ou prata, a descoberta do Elixir da Vida, que curaria todas as doenças e conferiria a imortalidade, e a criação do homunculus, um homem artificial.

7- DOMÍNIO DOS ANIMAIS - MAGIA MARROM
O Domínio dos Animais diz respeito a tudo que se relaciona com animais de todos os tipos – de maneira especial, a comunicação animal. Dentre os praticantes desse tipo de magia, estão os ‘’encantadores de cavalos’’, treinadores de animais sensitivos que trabalham com animais, e pessoas que parecem ter a incomum habilidade de se comunicar com animais. O domínio dos animais inclui conhecimento de zoologia e a sabedoria dos Totens. Aqueles que dominam essa arte procuram conhecer o nome de todos os animais, o modo como ele evoluíram, o que eles comem, seu comportamento, estilo de vida, rituais de acasalamento e linguagem.

8- COSMOLOGIA - MAGIA VIOLETA
A grande abóboda do céu noturno – a Esfera Celeste – que envolve nosso pequeno mundo sempre foi tema de estudos mágicos e de Feitiçaria. ‘’Ligar os pontos’’ das estrelas para formar constelações elevou nossos primeiros mitos e lendas ao céu.A posição fixa da Estrela Polar em meio à rotação celestial nos deu uma firme orientação em todas as estações. Os movimentos do sol, da lua e dos planetas pelos signos do zodíaco nos deram o nosso calendário, nosso primeiro modo de marcar o tempo e nossa primeira forma de adivinhação eficaz.

9- MATEMÁGICA - MAGIA CLARA
Os Mistérios Pitagóricos foram a base de toda a matemática, principalmente de Aritmética, Geometria e Música. O lema deles era ‘’Tudo é Número’’. Segundo Pitágoras, todas as coisas do Universo são baseadas nas mesmas ‘’identidades’’ criadas por padrões geométricos que se repetem em uma interminável dança de som, luz e cor. Esses padrões formam uma matriz de uma rede de energia derivada de uma fonte central. Eles criam todo o mundo natural e nos permitem experimentar dualidade, emoções, tempo linear e toda a realidade que vivenciamos.

10- MAGIA CERIMONIAL - MAGIA BRANCA
A Magia Cerimonial, originada nos séculos XVII e XVIII nas ordens mágicas secretas, é baseada na Cabala e no Hermetismo, com o neoplatonismo e as doutrinas orientais. No seu sentido mais alto, a magia cerimonial é uma experiência transcendental que leva o mago a reinos místicos e permite que ele se comunique com o Eu Superior. Ela desperta o mago para o Deus interior.

11- LORE MASTERY - MAGIA CINZA
Lore significa ‘’ensinamentos’’, e o domínio desses ensinamentos – Lore Mastery é o principal atributo do feiticeiro. Através da história, os Feiticeiros estudaram e colecionaram livros e escritos com a sabedoria das eras, e muitos formaram importantes bibliotecas e museus.O domínio dos ensinamentos significa conhecer arcanos (ocultos) e mistérios esotéricos desconhecidos para a maioria das outras pessoas. É comum dizer que ‘’conhecimento é poder’’, e uma grande parte do verdadeiro poder do Feiticeiro vem desse vasto conhecimento. Os ‘’ensinamentos’’, no entanto, compreendem muito mais do que apenas segredos e mistérios. Uma parte muito importante deles diz respeito a mitos e lendas. O Lore Master também é um contador de histórias, que sempre pode usar uma delas para demonstrar alguma conclusão.

12- BRUXARIA E DEMONOLOGIA - MAGIA NEGRA
A forma mais simples de Baixa Magia é a bruxaria, em que um ato físico é praticado para se alcançar um resultado. A Bruxaria forma a maior parte da magia popular e geralmente é referida como ‘’Magia Negra’’ ou ‘’As Artes Negras’’. Algumas vezes, também é denominada magia solidária, baseada no princípio de que todas as coisas são unidas por ligações invisíveis (a Lei da Solidariedade). A Demonologia é uma forma de bruxaria popular na Idade Média e na Renascença, na qual a ajuda dos demônios era recrutada pelo mago. Embora se acreditasse que os demônios eram mais facilmente controlados do que os anjos, eles podiam ser perigosos e maldosos, e os antigos grimórios continham instruções detalhadas para conjurá-los e controlá-los. Outra forma de ‘’Magia Negra’’ é a Necromancia, na qual os espíritos dos mortos são conjurados para aconselhamento.

A Magia Negra não é necessariamente má, não mais do que qualquer outra cor. Mas embora todas as pessoas ligadas à magia pratiquem algum tipo de bruxaria, poucas se identificam como bruxas. Aqueles que o fazem geralmente tentam controlar os outros e governar o mundo. A diferença principal entre um bruxo e um feiticeiro está, portanto, na esfera do serviço – um feiticeiro deseja servir aos outros, um bruxo deseja ser servido pelos outros. Com freqüência, feiticeiros e bruxos poderosos se encontram em lados opostos, como nêmesis (inimigo supremo) um do outro.

Fontes:
ZELL, Oberon. Gromório para o Aprendiz de Feiticeiro: Magia para o dia a dia. São Paulo: Madras,2016
http://asbrumasdeavalon.comunidades.net/as-12-cores-da-magia

Nenhum comentário:

Postar um comentário