29 de agosto de 2017

Plantas: Eucalipto

O eucalipto é muito importante economicamente já que devido ao seu rápido crescimento eles se tornaram uma boa fonte de madeira, carvão vegetal e celulose, usada na fabricação de papel.

No entanto essa árvore de origem australiana se comporta como uma especie invasora, o seu crescimento rápido e fácil adaptação a coloca em vantagem sobre especies nativas que demoram mais para se desenvolver competindo por água e nutrientes.

Alem disso o eucalipto é uma das árvores que mais inicia e propaga incêndios florestais, tornando o seu plantio em países estrangeiro um tanto quanto polêmico.

Cultivo:
Embora se adapte com facilidade, por ser uma árvore grande, o eucalipto precisa de espaço para crescer, a não ser é claro se você cria-lo como um bonsai.

É recomendado que se faça o plantio durante os meses mais chuvosos para que as raízes de desenvolvam e não morram, como absorve muita água, pode acabar danificando o solo.

Prefere locais com solos neutros ou levemente ácidos, protegidos do frio e do vento seco, com bastante luz solar.

Medicinal:
Possui propriedades antissépticas, descongestionantes antiespamodicas e antibióticas. Ele também poder reduzir a gicemia ou servir como estimulante.

A decocção das folhas pode ser usada para aliviar estágios iniciais de resfriados, asma, sinusite, dor de garganta e  outros problemas respiratórios.

Decocção de Eucalipto
Ingredientes:
3 ou 4 folhas de eucalipto
1 xícara de água

Modo de preparo:
Ferva as folhas em uma panela tampada por cerca de 10 minutos e tome uma xícara três vezes ao dia para tratar problemas respiratórios.

Culinário:
Além do mel de eucalipto, a planta também pode ser usada no preparo de geleias, sobremesas ou para defumar alguns pratos como peixes e carne deixando-os com um leve aroma de eucalipto.

As raízes podem ser usadas como tempero, o gosto é ligeiramente semelhante ao cardamomo.

Magia:
O eucalipto é regido pela lua e consagrado aos orixás Ogum e Oxalá.
Geralmente é usado em rituais de cura, saúde e proteção. As folhas podem ser penduradas no pescoço para limpar a energia, afastar gripes e resfriados, animar e trazer sensação de amplitude. A essência ajuda a abrir o terceiro olho e a equilibrar o emocional, o físico e o espiritual.

Fontes:
CURTIS, Susan; GREEN,Louise; ODY, Penelope; VILINAC, Dragana. O livro de receitas das ervas medicinais: Informações essenciais para plantar, cozinhar e produzir cosméticos e remédios naturais. São Paulo: PubliFolha, 2011.
http://sulla-salute.com/saude/ervas/cuidados-eucaliptos.php
http://www.novonegocio.com.br/rural/plantacao-de-eucalipto/
http://www.ehowenespanol.com/usos-culinarios-hoja-eucalipto-info_245920/
http://www.cincoquartosdelaranja.com/2011/04/peixe-em-lisboa-vinhos-e-muitos-chefs.html
http://herbologiamistica.blogspot.com.br/2010/07/eucalipto.html
http://www.mistico.com/p/ervas.html
http://www.sebraemercados.com.br/investindo-na-producao-de-eucalipto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário