6 de agosto de 2017

Mitologia: Ciclopes


Apesar de serem vistos como criaturas violentas em alguns contos mitológicos, nem todos os ciclopes eram monstros devoradores de homens, eles também eram ajudantes de Hefesto, o deus da forja que fabricava os raios de Zeus.

Origem:
Os ciclopes poderiam ser divididos em três grupos: os urânios, os os sicilianos e os construtores

Os Urânios eram filhos do deus Urano com a deusa Gaia, que por serem muito fortes foram trancados no tártaro junto com os titãs até Cronos iniciar uma revolta, após Cronos derrotar Urano e assumir o trono dos céus, ele trancou os ciclopes novamente no tártaro, os ciclopes só foram libertados definitivamente quando Zeus estava procurando aliados na batalha contra Cronos.

Os Sicilianos eram filhos de Poseidon e habitavam o sudoeste da Sicília. E por fim os Construtores que não possuíam nenhuma linhagem especifica e viviam na Lícia

Características:
Os ciclopes era seres gigantes com um único olho no meio da testa, alguns ciclopes como Polifemo até teriam dois orifícios onde deveriam ficar os olhos para poder enganar suas vitimas caso fossem vistos de longe.

Hábitos:
Os Urânios eram conhecidos por trabalhar como ferreiros, eram eles que faziam os raios de Zeus, além de terem forjado o tridente de Poseidon capaz de criar tempestades, e o elmo das sombras de Hades que lhe dava o poder na invisibilidade. Em certa ocasião o deus Apolo teria assassinado todos os Urânios como vingança após Zeus ter matado seu filho que havia descoberto a cura para a morte.

Os Sicilianos também eram conhecido pelos seus talentos com a forja, eles eram assistentes de Hefesto e trabalhavam dentro dos vulcões na Sicília, no entanto eles possuíam um comportamento mais violento, invadindo plantações, pomares e até devorando carne humana, dizem que as marteladas deles poderiam ser ouvidas por toda a Sicília.

Por ultimo os Construtores que apesar da grande força eram criaturas pacificas, preferindo trabalhar em construções e outros trabalhos pesados, lendas sugerem que foram eles que construíram os muros que cercavam as cidades de Tirinto e Micenas.

Fraquezas:
Por ter apenas um olho, os ciclopes tem a linha de visão ligeiramente reduzida, podendo também possuir certa dificuldade para enxergar profundidade, cega-los pode ser a melhor maneira de incapacita-los em uma fuga.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclope
http://brasilescola.uol.com.br/mitologia/ciclopes.htm
http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2011/12/ciclopes.html
http://www.infoescola.com/mitologia-grega/ciclopes/
http://jornalggn.com.br/fora-pauta/sobre-odios-por-gustavo-gollo
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/08/ciclopes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário