27 de junho de 2017

Plantas: Mandragora

Diferente dos outros posts sobre plantas, fiz esse mais como uma curiosidade, mandrágoras sempre foram plantas ligadas à bruxaria, talvez devido ao formato curioso de suas raízes, que muitas vezes lembram o corpo humano. Apesar disso o seu uso atualmente se tornou bem restrito.

Cultivo:
É uma planta de climas mediterrâneos, crescendo melhor em locais com meia sombra, prefere solos arenosos com boa drenagem e ph levemente acido ou neutro. Durante o período de crescimento a mandrágora é sensível à falta de água, sendo recomendável manter o solo úmido.
No entanto ela é uma planta extremamente venenosa e não deve ser manipulada sem a utilização de luvas, também é desaconselhável cultiva-las em locais onde crianças e animais tenham acesso.

Medicinal:
Possui propriedades alucinógenas, analgésicas, narcóticas e afrodisíacas, porém devido à sua toxidade ela não deve ser usada para fins medicinais. Mesmo sendo usada como planta medicinal por certas tribos e civilizações antigas essa planta costuma causar delírios e loucura, principalmente se tomada em altas doses.

Culinário:
Por ser uma planta venenosa, não deve ser ingerida ou usada na culinária, mas você já deve saber disso.

Magia:
Algumas lendas contam que a mandrágora surgiria do sêmen de um homem enforcado, e se acreditava que as raízes serviriam como um amuleto da sorte para afastar demônios e curar a esterilidade, no entanto arrancar uma mandrágora do solo poderia te condenar ao inferno, além de sofrer uma morte horrível pelos gritos da planta.

Por causa disso era comum usar animais para puxar a planta para fora de terra, algumas tradições diziam que a mandrágora deveria ser colhida em uma noite de Lua Cheia, perto do nascer do Sol, o mais próximo possível do Equinócio da Primavera.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandr%C3%A1gora
https://es.wikipedia.org/wiki/Mandragora_autumnalis
https://es.wikipedia.org/wiki/Mandragora_officinarum
http://www.mariahelena.pt/pages/o-poder-da-mandragora

Nenhum comentário:

Postar um comentário