6 de novembro de 2016

Mitologia: Deuses Astecas

O panteão asteca é enorme, não só pela quantidade de divindades, mas também pelos vários nomes usados para se referir ao mesmo deus, por isso nessa lista irei incluir os deuses ligados à criação e destruição do mundo.


Os astecas acreditavam que antes do nosso mundo existir, haviam quatro outros mundo que foram destruídos, todos de maneiras diferentes, o nosso seria o quinto mundo e seria destruído por terremotos

  • Primeiro: Habitado por gigantes que foram mortos por jaguares enviados por Tezcatlipoca
  • Segundo: Habitado por humanos até Quetzalcóatl enviou um forte vendaval obrigando os humanos restantes a se agarrarem em árvores se tornando macacos.
  • Terceiro:Habitado por humanos que se tornaram pássaros para escapar da chuva de fogo de Tlaloc
  • Quarto: Também habitado por humanos, que se tornaram peixes para sobreviver ao diluvio causado por Chalchiuhtlicue

Na criação do quinto mundo, os deuses se reuniram em Teotihuacán para decidir quem se jogaria na fogueira sacrificial para criar o novo mundo. Tecuciztecatl acabou sendo nomeado para tal tarefa porém no ultimo segundo hesitou o que fez com que o deus Nanahuatzin de atirasse se tornando o novo deus sol, ao testemunhar tal bravura em um deus tão pequeno e humilde, Tecuciztecatl toma coragem e se atira no fogo se tornando o deus da lua.

Tonatiuh
Também conhecido como Nanahuatzin, o deus que se sacrificou sem medo para se tornar o quinto sol e dar origem aos novos humanos. Os astecas acreditavam que a sua missão na terra era manter o deus sol feliz e satisfeito através de sacrificios de sangue e oferendas, assim como o deus morreu para criar o mundo e os humanos, para os astecas ser sacricado para um deus era considerado uma honra.

Metztli
Depois que Nanahuatzin se jogou na fogueira, Tecuciztecatl o seguiu se tornando a deusa da lua, possuia uma cobra de estimação que carregava água em seu estomago, Metxli usada essa cobra para controlar a água do planeta podendo criar inundações e tempestades.

Ometeotl
Deus da dualidade, sendo tanto homem quanto mulher, ele teria dado à luz aos quatro deuses tezcatlipocas, Tezcatlipoca (norte/ preto), Huitzilopochtli (sul/azul), Xipe-Totec (leste/ vermelho) e Quetzalcóatl (oeste/ branco).

Tezcatlipoca
Conhecido também como "Senhor do espelho fumegante", deus da providencia, da matéria, da morte, do céu noturno e senhor do norte. Era representado como um jaguar carregando um espelho no peito pelo qual podia ver toda a humanidade. Ele destruiu o primeiro mundo ao enviar jaguares para matar os gigantes, porém no quinto mundo depois que Nanahuatzin e Tecuciztecatl se sacrificaram e a humanidade se sentiu perdida vagando à procura de seus deuses, Tezcatlipoca os orientou para que organizassem uma festa em sua honra pois logo os deuses voltaria a se comunicar.

Huitzilopochtli
Deus da vontade, da guerra, do fogo e senhor do sul. Carregava uma lança cerimonial, seus membros eram pintados de azul e sua perna esquerda possuia penas de beija-flor. Os astecas acreditavam que beija-flores eram almas de guerreiros derrotados que seguiam Huitzilopochtli pelo céu.

Xipe-Totec
Deus da força, da fertilidade, da vegetação, da primavera e senhor do leste. Seu nome significa senhor esfolado pois era costumava usar a pele de uma vitima de sacrificio sobre seu corpo, como uma representação da vegetação que cobre a terra e se renova todos os anos. Para honrar esse deus a vitima tinha a sua pele arrancada enquanto ainda estava viva.

Quetzalcóatl
Deus da sabedoria, vida, abundancia, luz e senhor do oeste, seu nome significa serpente emplumada, com o passar do tempo passou a ser cultuado como deus representante de Vênus, da estrela da manhã e da estrela da noite. Foi ele que destruiu a segundo mundo com um vendaval.

Tlaloc
Deus do relampado, da chuva, dos terremotos e senhor do inferno. Tlaloc enviava os seus filhos para trazer chuva e assim fecundar os campos, apesar disso, era um deus associado a certas doenças, por causa disso era muito temido pelos astecas. Ele foi o responsável por destruir o terceiro mundo com uma chuva de fogo.

Chalchiuhtlicue
Irmão e esposa de Tlaloc, deusa da água, lagos, rios, mares, tempestades, e do nascimento. Por ser uma deusa associada à água, era muito importante para pescadores ou pessoas que dependiam da água para realizar atividades, se a pesca seria farta ou não, dependeria da sua vontade.

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/astecas/deuses_astecas.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_asteca
http://gaianovaera.blogspot.com.br/2011/06/mito-da-criacao-asteca.html
http://cantinhodosdeuses.blogspot.com.br/2011/03/mitologia-asteca.html
https://sites.google.com/site/osgrandesmisterios/mi/mitologia-asteca
http://mitographos.blogspot.com.br/2010/01/tezcatlipoca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário