7 de outubro de 2016

Feitiços: Cores na magia egipcia

As cores para os egipcios tem um significado diferente das nossas, apesar de branco simbolizar pureza e amarelo estar ligado ao sol. Achei que seria interessante fazer um post sobre as cores na magia egípcia.

Vermelho (Desher)
O vermelho era uma cor associada ao deus Seth e ao deserto por causa da sua terra avermelhada. Ele também significava poder, vitória e perigo, sendo usado pelas pessoas para escrever o nome de seus inimigos.

Amarelo (Keni)
Cor do sol e da carne dos deuses, o amarelo era associado às divindades e ao faraó, que ao morrer se tornava dourado como os deuses, por causa disso as mascaras funerárias e os sarcófagos eram feitos de ouro para indicar poder e natureza divina.

Verde (Wadj)
Simbolo de vida e crescimento, a cor verde era associada ao papiro e a deusa serpente Uadjit, protetora do Baixo Egito. O deus Osíris possuía a pele e rosto verde para simbolizar a renovação da colheita e seu poder sobre a natureza.
O verde também era muito usado em amuletos de cura, tumbas e para pintar a pele de falecidos representando o renascimento.

Azul (Khesbedj)
Cor do céu e da deusa Nut, mãe dos deuses, do sol, da lua e de todas as estrelas. Simbolo de poder celestial, proteção vital e sabedoria, o azul podia representar o deus da escrita,Thoth, ou usado junto do dourado para simbolizar a deusa Nut em rituais sagrados.

Branco (Shesep)
Ligada à pureza e santidade, era a cor das túnicas e sandálias usadas pelos sacerdotes. Assim como o amarelo era a cor do ouro, do sol e da carne dos deuses, o branco representa a prata, a lua e os ossos dos deuses que eram feitos de prata.
Essa cor também é associado ao deus da lua, Khonsu que possuia roupas tão brancas quanto a luz da lua

Preto (Khem)
Simbolizava fertilidade, renascimento e trevas, era a cor do lodo que cobria a terra depois das cheias do Nilo, graças a esse lodo o solo se tornava fértil novamente permitindo a agricultura no Antigo Egito.
Assim como o verde, o preto era usado para representar o deus do submundo, Osiris. Suas estatuas costumavam ser pintadas de preto e dourado

Fontes:
http://www.astrologosastrologia.com.pt/blog/magia-egipcia/magia-egipcia-as-cores-na-magia-egipcia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário