7 de junho de 2016

Plantas: Abóbora

Em algumas culturas africanas as aboboras são associadas á inteligencia, sendo também consideradas símbolos de abundancia e fertilidade. Já para os taoistas é um simbolo de regeneração e imortalidade. é um alimento versátil do qual tudo pode ser aproveitado desde a casca até as sementes.

Cultivo:
A abóbora cresce melhor em temperaturas acima de 18°C, não suportando temperaturas abaixo de 10°C, é aconselhável que seu solo seja bem drenado, rico em matéria orgânica e irrigado de forma que esteja sempre úmido sem encharcar. É comum fincar uma vara próximo ao local onde a semente foi plantada para marcar o centro da planta e evitar o desperdício de água e para que ela possa se apoiar.
O plantio das sementes deve ter um espaçamento entre as covas de 45 por 60cm para plantas grandes ou 30 por 50cm para plantas menores. Para que a planta produza frutos, suas flores devem ser polinizadas podendo ser feito manualmente com o uso de um pincel pequeno e macio. A colheita pode ser feita 150 dias após o plantio, quando o talo da abóbora se tornar amarelado ou marrom.


Medicinal:
Suas sementes são muito nutritivas, sendo usadas para reduzir o colesterol ruim, seu óleo é uma fonte de ômega-3, 6 e acido linoleico, assim como outros tipos de vitaminas e minerais como acido fólico, vitamina A, K e B3, Minerais como magnésio, potássio e fosforo, alem de algumas quantidades de ferro, zinco, selênio, cálcio e sódio.
Em tempo antigos as sementes e o óleo eram usados na cicatrização de ferimentos ou queimaduras na pele.

Culinário:
A polpa pode ser usada tanto em pratos doces quanto salgados, sopas, caldos, compotas podendo até servir como um recheio de massas. Os brotos servem como acompanhamento para pratos assados, algumas vezes sendo adicionados à ensopados. Suas flores podem ser refogadas, fritas à milanesa ou como um ingrediente de um omelete.
A casca cozida dá um sabor extra ao arroz ou á farofa, e suas sementes costumam ser torradas e levemente salgadas para serem servidas como aperitivo.

Magia:
A abobora é regida pela lua e devido ao seu tamanho e ao grande numero de sementes em seu interior ela é geralmente usada em feitiços ligados à prosperidade. Durante a época de Halloween era um costume irlandês acender uma vela e coloca-la dentro de um nabo oco usando-o para iluminar o caminho. Quando os irlandeses foram para os Estados Unidos passaram a utilizar abóboras ao invés de nabos, esculpindo rostos nelas e as colocando na frente das casa ou as usando como mascaras para espantar os maus espíritos.

Fontes:
http://hortas.info/como-plantar-ab%C3%B3bora-e-moranga
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/abobora.html
http://mdemulher.abril.com.br/receitas/claudia/abobora-e-versatil-na-cozinha-e-faz-bem-a-saude
http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/planetas/page/2
http://www.cursosdemagia.com.br/prosperidade.htm
http://ervasdabruxa.blogspot.com.br/2011/11/magia-da-abobora.html
http://witchblue2009.blogspot.com.br/2011/10/abobora-magica.html
http://www.mundoboaforma.com.br/abobora-engorda-ou-emagrece/

Nenhum comentário:

Postar um comentário