5 de junho de 2016

Mitologia: Ogros

Há sempre uma história antiga, que nos conta sobre um monstro que habita a floresta, grande, feio, forte e violento, as vezes ele vive isolado da sociedade, outras ele ataca o vilarejo ocasionalmente para devorar crianças ou roubar tesouros. Nos contos de fadas tradicionais ogros rivalizavam com bruxas e demônios na posição de vilões das histórias, enquanto as bruxas tinham seus feitiços, e demônios eram astutos, os ogros eram monstros dotados de uma força e tamanho incomparáveis à humanos comuns, sendo o nosso tema para o post de hoje.


Origem:
Algumas fontes sugerem que ogros poderiam ser descendentes de gigantes, seu nome pode ter origem na palavra orcus que em latim significa inferno, deixando subentendido que ogros poderiam ser criaturas infernais, não tão ardilosos quanto demônios mas ainda assim malignos.
Assim como os dragões e os vampiros, por causa das várias versões espalhadas pelo mundo, onis, orcs e ciclopes, a palavra ogro acaba servindo como um termo genérico para se referir à essas criaturas.

Características:
Costumam ser gigantes ou criaturas horrendas de grande estatura com características humanoides, sua pele pode ser verde, vermelha e até mesmo azul dependendo do conto, muitas vezes possuem uma cabeça grande com algum tipo de deformação no rosto ou características animalescas como unhas compridas e dentes saltando para fora da boca.
Sua principal arma é uma clava com a qual ele arrebenta o crânio de suas vitimas, alem disso ele pode possuir alguns artefatos mágicos como botas capazes de correr enormes distancias.

Hábitos:
Se alimentam de carne humana, preferindo capturar mulheres, crianças e provavelmente pessoas doentes ou velhas. Na maioria das vezes recorrem à violência e à força bruta para resolver qualquer coisa, quase se assemelhando à um animal selvagem irritado.
Diferente das outras criaturas que habitam a floresta, como duendes e fadas, os ogros não possuem poderes mágicos dependendo unica e exclusivamente de sua força física. No entanto há alguns ogros capazes de falar como humanos podendo conversar com suas vitimas, esse ultimo costuma ser mais ganancioso se aproveitando da sua força para atormentar e roubar das pessoas, pegando o que quer apenas porque ele pode.

Fraquezas:
Por possuir um cérebro pequeno, ogros tendem a ser desastrados e incompetentes, alguns até não possuindo capacidade de raciocínio logico, ou discernimento. Isso os torna criaturas fáceis de se enganar e devido ao seu tamanho, são seres desajeitados podendo perder para uma criança quando se trata de agilidade.

Fontes:
http://monstros-mitologicos-w.blogspot.com.br/2012/02/ogro.html
http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2010/04/ogros.html
http://www.significados.com.br/ogro/
http://pt.hellokids.com/c_26887/leia/contos-classicos/os-contos-de-fadas-do-charles-perrault/o-pequeno-polegar
http://www.desafiomaterno.com/los-tres-ogros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário