22 de maio de 2016

Mitologia: Cérbero

Apesar de Hades ser tanto o lar das almas boas quanto as ruins, Cérbero, é conhecido como o cão do inferno, ele fica aguardando ao lado dos portões de diamante a chegada das alma que partiram do mundo dos vivos.


Origem:
Filho dos titãs Tifão, o pai dos ventos violentos e Equidna, gigante com busto de mulher e cauda de serpente no lugar das pernas. Cérbero significaria algo como demônio do poço, ou uma adaptação de Kroboros, o comedor de carne. Ele também deu origem ao leão de Neméia e à Esfinge ao se unir com a Quimera.

Características:
Assim como os seus pais, Cérbero possuía um tamanho colossal, sua imagem mais aceita é de um cão negro e feroz de três cabeças, mas algumas versões o descrevem com até mais de cinquenta ou cem cabeças, já outras com apenas uma cabeça de cão e varias cabeças de serpentes saindo de suas costas.

Sua cauda também variava dependendo da versão, umas a descreviam como uma cauda de cachorro, outras como a de um leão, ou então como a de uma serpente ou a cabeça de uma.

Hábitos:
Ele aduava como guardião do submundo recebendo de maneira amigável todas as almas que eram trazidas pelo Caronte, mas caso essas almas tentassem sair do submundo, ele as devorava, assim como qualquer outro mortal vivo que se aventurasse no submundo, seu trabalho era basicamente impedir que os mortos voltasse para o mundo dos vivos, ou que os vivos entrassem no mundo dos mortos.

Certa vez um homem chamado Pirítoo tentou seduzir a esposa de Hades, Perséfone, enfurecendo o deus que o jogou para ser devorado pelas varias cabeças de Cérbero. Uma de suas peculiaridades era que quando adormecia, o cão demoníaco mantinha os seus olhos abertos, porém quando estava acordado, os seus olhos permaneciam fechados.

Fraquezas:
Uma das maneira de acalmar essa criatura, era jogar um bolo feito de farinha e mel, os habitante do submundo ganhavam esses bolos de seus parentes vivos, que deixavam como presente em seus túmulos.

Fontes:
http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2011/06/cerberus-o-guarda-do-reino-de-hades.html
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/12/cerbero.html
https://www.dandwiki.com/wiki/Cerberus_(5e_Creature)

Nenhum comentário:

Postar um comentário