8 de março de 2016

Plantas: Cravo da índia

O cravo é uma árvore nativa da ilha Molucas, na Indonésia, Algumas pessoas não sabem, mas a parte do cravo utilizada como temperos é na verdade o botão da flor seco e apesar de ser conhecido pelo seu uso culinário, a maior parte da produção de cravo vai para a confecção de cigarro aromatizados.



Cultivo:
Ela é uma árvore que pode chegar a atingir 12 metros de altura, precisa de muito espaço e um solo com muita matéria orgânica e nutrientes para crescer, as regas são moderadas e deve ter exposição plena ao sol, a colheita demora de 4 a 10 anos.
A propagação é feita através de sementes, mesmo que eu não ache uma boa ideia plantar uma arvore de 12 metros no seu jardim

Medicinal:
O óleo é usado para massagear músculos doloridos, como afrodisíaco e para tratar unhas fracas e quebradiças. Diz ser eficaz no combate à acne e é usado em pomadas para aliviar a coceira e o inchaço das picadas de inseto.

Pomada para picada de insetos
Ingredientes:
1 colher de sopa de cravo da índia
1 colher se sopa de alecrim
1 xicara de vinagre branco
Modo de preparo:
Deixe o cravo e o alecrim em maceração no vinagre por 5 dias, agitando de vez em quando, coe o liquido com um pano e aplique na picada com um algodão.

Culinário:
É um tempero de uso flexível, podendo ser usado em doces, bebidas, caldos e alguns tipos de carne. Por ter uma leve ação bactericida ele é usado para prologar a validade de conservas. Dizem que o motivo para se usar cravos em doces é porque ele afasta as formigas, algumas pessoa colocam cravos dentro do açucareiro para afasta-las.

Magia:
Costuma ser utilizado em feitiços ligados à sexualidade e ao amor. Seu planeta regente é o sol, por isso também pode ser usado em alguns rituais de proteção e de sucesso. Dizem que ele tem o poder de limpar e revigorar as energias.
Um feitiço simples para fazer uma pessoa se apaixonar é colocar três cravos dentro do seu perfume e usar normalmente.

Fontes:
http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/a20cravoindia.htm
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/cravo-da-india.html#.VsYt1o-cGP8
http://bibliotecadasbruxas.blogspot.com.br/2013/08/magia-com-cravos-da-india.html
http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/cravo
http://blogluzevida.blogspot.com.br/2013/03/cravo-da-india-cura-magia-e-simpatias.html
http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/planetas/page/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário