20 de março de 2016

Mitologia: Deuses Egipcios

Então é isso, eu já tinha citado alguns deuses gregos, celtas, por isso eu resolvi pesquisar um pouco sobre deuses egípcios.

Rá-Atum
Rá era conhecido como o deus sol, criador de todo o universo e pai de todos os deuses, ao passa do dia o seu nome e sua aparência poderia mudar.

  • Khepri era a criança do nascer do sol; 
  • Rá, o sol do meio dia; 
  • Atum o velho curvado que representava o por do sol. 

Ele é o pai de Shu e Tefnut, deus do ar e deusa da umidade e avô de Geb e Nut, deus da terra e deusa dos céus. Quando os netos nasceram, ele ordenou que Shu separasse Geb de Nut, desse modo Geb é a terra, Shu é o ar que respiramos e Nut o céu que está acima de nós

Osíris
Dizem que ele foi o primeiro faraó a governar o Egito ensinando aos humanos a agricultura e a pecuária, até ser morto pelo seu irmão Seth, e ressuscitado pela sua esposa Ísis, os dois tem um filho chamado Hórus que derrota Seth e passa a governar a terra no lugar do pai. Osíris a partir daí passou a governar o mundo dos mortos. Por causa de sua história Osíris é o deus dos mortos e do renascimento agindo como um juiz na vida após a morte

Seth
É representado como um deus com cabeça de porco formigueiro ou um asno, Seth é considerado um deus caótico, e violento capaz de controlar as tempestades. Enquanto Osíris governava o Egito, Seth governava apenas o deserto e as bestas que lá viviam, por isso matou seu irmão para ficar com o trono.
Dizem que ele nasceu rasgando o útero de sua mãe com suas garras e que um dos motivos para ele sentir inveja de seu irmão, é porque sua esposa Néftis teria se apaixonado por Osíris, dando a luz a Anúbis.

Ísis
Esposa/Irmã de Osíris, deusa do amor e da magia. Quando Seth jogou o sarcófago de Osíris no Nilo, Ísis saiu desesperada em busca do corpo, mesmo depois que Seth cortou o cadáver em vários pedaços e espalhou pelo pais, Ísis encontrou juntou os pedaços de Osíris de forma que ela pudesse traze-lo de volta a vida.
Depois de engravidar, ela passou a cuidar de seu filho Hórus até que ele fosse capaz de derrotar Seth e vingar a morte de seu pai. Isso lhe deu a imagem de mãe e esposa dedicada e protetora.

Hórus
Filho de Ísis e Osíris, é representado como um homem com cabeça de falcão. Depois de derrotar Seth Hórus se tornou o rei do alto e baixo Egito. Durante a sua luta contra Seth, Hórus perdeu um olho que foi substituído por um amuleto de serpente, esse olho representa a lua, enquanto o outro representa o sol. Ele é o deus protetor dos faraós e da família.

Neftis
Esposa/ Irmã de Seth, representa a morte, e as terra secas do deserto, em algum momento ela se apaixonou por Osíris e se disfarçou de Ísis e enganando Osíris, dessa união, nasceu Anúbis.
Após a morte de seu amante, Néftis ajudou Ísis a recuperar os pedaços do corpo de Osíris, para ressuscita-lo, nos sarcófagos reais, as duas deusas são representadas, velando o corpo Néftis fica posicionada na cabeceira, e Ísis nos pés

Anúbis
Deus com cabeça de chacal, filho de Osíris e Néftis, deus do submundo que pesa o coração dos mortos contra o peso de uma pena. Ele foi o responsável pelo embalsamento e mumificação de seu pai, isso lhe deu o titulo de criador da primeira múmia. Anúbis também é responsável por guiar as almas dos mortos no submundo e guardar os túmulos assumindo a forma de um chacal

Hátor
Deusa da musica, da dança, guardiã das mulheres e dos amantes, representada com a cabeça de uma vaca, animal gentil e dócil para os egípcios, alguns a descrevem como sendo esposa ou cuidadora de Hórus.

Thoth
Deus da lua, da sabedoria, da cura e secretario arquivista dos deuses, inventor dos hieroglíficos e do tarot. Também é conhecido por ensinar aos humanos quase todas as disciplinas intelectuais, como escrita, matemática e ciência. Ele é representado como um homem com cabeça de íbis

Sekhmet
Deusa violenta com cabeça de leoa enviada por Rá para devorar os humanos que se desviara dos princípios divinos, mas que enlouquece com a sede de sangue e decide devorar toda a humanidade. Thoth então a faz beber vinho acreditando estar bebendo sangue até que adormeça bêbada.

Bastet
Deusa gata da fertilidade, sexualidade e do parto, os gatos eram animais sagrados no Egito, e matar um gato era um ato punido com a morte. Dizem que após cair no sono, Sekhmet ao acordar, se tornou Bastet, uma doce deusa gato, ao invés da leoa sedenta por sangue enviada para devorar os humanos.

Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-principais-deuses-egipcios
http://www.sohistoria.com.br/ef2/egito/deuses6.php
http://www.ocultura.org.br/index.php/Set
http://www.ocultura.org.br/index.php/N%C3%A9ftis
http://cantinhodosdeuses.blogspot.com.br/2011/10/deusa-neftis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário