12 de julho de 2015

Mitologia: Boto cor de rosa

Semana passada eu falei do Kelpie, que apesar de ser um monstro devorador de pessoas, as vezes ele gosta de sequestrar mulheres e se casar com elas, bem hoje irei falar de outra criatura do rio que gosta de seduzir os desavisados, o boto.

Diz a lenda que nas noites de festa junina, ele sai dos rios na forma de um belo homem de nariz grande e chapéu branco e belas roupas, o chapéu serve para esconder o buraco que os botos tem na cabeça. Desse modo ele entra nas festa, seduz as jovens solteiras e as convence a ir para o rio onde ele as engravida. No dia seguinte ele perde os seus poderes, volta a ser um boto e nunca mais aparece
Ele também costuma ajudar pescadores guiando as canoas durante tempestades, ou tirando pessoas do rio caso elas estejam se afogando
Essa lenda surgiu no Brasil em torno do seculo XVIII, mas para os índios Tupis existia um deus chamado Uauiará que podia se transformar em boto e gostava de namorar jovens moças (Tipo Zeus), isso pode ter dado origem a lenda que conhecemos.
Algumas pessoas usam olho de boto seco como amuleto para o amor, o homem deve olhar para a mulher que ele quer conquistar através do olho do boto, desse modo ela irá se apaixonar pelo homem (Eu sei... estranho...)
Parece que nos dias de hoje, no Amazonas quando alguém não sabe quem é o pai da criança, dizem que essa criança é filha do boto

Comentários da Lovely:
Ai ai... Fazer o que né gente? É o tipico malandro, vem, se diverte, e no fim desaparece sem deixar rastros. Mas vamos aos comentários, eu acho interessante que mesmo ele tendo o poder de se transformar, assim como os Kelpies, tem alguma coisa na sua aparência que o entrega.
Quando eu vejo essas lendas, eles costumam retratar o boto usando um chapéu panamá, não sei se no Amazonas as pessoas usam chapéu panamá, mas faz um certo tempo que eu não vejo as pessoas usando chapéus (geralmente por aqui eu vejo mais boné de aba reta), uma lenda como essa não daria certo em São Paulo, primeiro porque não tem água (imagina que louco um cara te convidando para ir passear pelo Tietê?)
Quando eu ia para a praia com a minha família, havia um canal onde de vez em quando aparecia um boto, varias pessoas se juntavam para ver ele nadando, se quer um conselho Boto, continue sendo um golfinho cor de rosa, você fica muito mais fofo, e chama muito mais a atenção.




Fontes:
http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2010/10/lenda-do-boto-cor-de-rosa.html
http://ineam.com.br/wp-content/uploads/2015/04/botocorderosa.jpg
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário