9 de outubro de 2014

Calendario celta

Os celtas seguiam o calendário lunar, e são comemorados oito sabbaths ao longo do ano, dois a cada estação, onde duas importantes dividades são homenageadas, o Deus Cornífero e a Deusa Mãe.

Samhain (ano novo, se pronuncia Souen)
31 de outubro no hemisfério norte
30 de abril no hemisfério sul
Marca tanto o fim como o inicio de um novo ano, nesta noite o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos se torna mais tênue (lembrando que dia trinta e um de outubro é Halloween), é um dia para lembrar e honrar aqueles que já partiram.
Nessa época os últimos alimentos são colhidos, o inverno chega e as pessoas se sustentam com a comida estocada. Ele representa a morte do deus Cornífero, e o seu renascimento no ventre da deusa mãe.
Comemorado com muito ponche, cidra, suco de maçã, doces e bolos, a cor é o preto e os altares são decorados com maçãs simbolizando a vida eterna e nomes de entes queridos que já se foram são queimados no caldeirão.

Yule (Solstício de inverno)
21 de dezembro no hemisfério norte
21 de junho no hemisfério sul
A noite mais longa e neste dia a Deusa Mãe dá a luz ao Deus Cornífero, sendo assim, Yule é tempo para renovar as nossas esperanças, encontrar a criança dentro de si, renascer e se libertar do passado. As pessoas costumam colocar flores e frutos da época no altar, sinos que representam fertilidade feminina, uma arvore era enfeitada, os meses do anos costumavam ter nomes de árvores.
Também chamado de Alban Arthuan (a luz de Arthur).

Imbolc ou Candlemmas (Festa do fogo ou noite de Brigit)
1 de fevereiro no hemisfério norte
1 de agosto no hemisfério sul
Imbolc significa dentro do útero, apesar de ainda estarmos no inverno, a vida já começou a surgir, mesmo que você não possa ver. A deusa se recupera do parto acordando com a luz revigorante do sol. Ele também é chamado de Festival das luzes, varias velas são acesas pela casa e nas janelas para anunciar a chegada do sol.
Pedidos, agradecimentos ou poesias são queimadas na fogueira ou caldeirão como oferenda. O deus está crescendo mais forte, conservando a chama da coragem, ousadia, saúde e juventude, pede-se proteção para os jovens, principalmente família e amigos. O altar é enfeitado com flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas.

Ostara (Equinócio de primavera, festa da fertilidade)
21 de março no hemisfério norte
21 de setembro no hemisfério sul
Inicio da primavera e uma data de equilíbrio entre o dia e a noite,e a terra está pronta para ser plantada. Época em que os deuses se apaixonam deixando de ser mãe e filho. O festival é dedicado a deusa Oster da fertilidade, cujo o simbolo é um coelho, desse dia se originou a pascoa.

Beltane (Fogueira de Belenos, casamento dos deuses)
1 de maio no hemisfério norte
31 de outubro ou 1 de novembro no hemisfério sul
Se pronuncia Bioltuin, o casamento entre os deuses, maio é o mês das noivas, mas antigamente as pessoas não se casavam nesse mês, esse mês era dedicado apenas ao casamento dos deuses.
Nesta data são celebrados rituais de fertilidade e imensas fogueiras são acesas que representam a paixão entre os deuses e a crescente fertilidade da terra.
Costuma-se acender duas fogueiras e passar entre elas a fim de retirar todas as doenças e energias negativas (também se fazia com o gado), caso não houvesse espaço as pessoas usavam duas tochas ou velas.
Maypole era um mastro de fitas em que as pessoas seguravam uma fita da sua cor preferida, ou representando algum desejo, e giravam em torno do mastro tecendo o seu proprio destino sob a proteção dos deuses.
Nesta noite mulheres e rapazes iam para o bosque copular numa celebração chamada Gamo rei na lua cheia, crianças nascidas destas festas eram consideradas especiais e costumavam se tornar sacerdotisas ou magos (isso também acontecia em festas dedicadas a Baco, o deus do vinho), se pedia uma boa colheita para a deusa nestas festas. Um rapaz era escolhido como rei e vestia a pele de um veado e desafiava um veado alfa numa luta até a morte de um dos dois, se o rapaz vencer ele representará o deus e terá uma noite com uma virgem representando a deusa, dessa união geraria um herdeiro que deveria disputar com o pai pelo trono.

Midsummer ou Litha (Solstício de Verão)
21 de junho no hemisfério norte
21 de dezembro no hemisfério sul
O dia mais longo do ano, o deus atingiu o seu poder máximo, mas também começa a declinar, ele dará o ultimo beijo em sua amada e irá partir no barco da morte em busca da terra do verão. Neste dia a magia é mais forte, por isso feitiços costumam ser realizados neste dia. Pede-se coragem, energia e saúde, devemos ser humildes, entender que tudo no universo é cíclico e aceitar o declínio da morte.
Costuma-se fazer círculos de pedra ou velas vermelhas, queimar flores vermelhas e ervas solares, junto com pedidos num caldeirão.
Elementais costuma correr pela terra celebrando o fervor da vida.

Lughnasadh ou Lammas (Festa da colheita)
1 de agosto no hemisfério norte
1 de fevereiro no hemisfério sul
Lugh é o deus sol, um guarde guerreiro que derrotou gigantes, neste dia se agradece pela primeira colheita do ano, e por tudo que colhemos no ano, sejam coisas boas ou más, pois as coisas ruins também nos ajudam a crescer, bonecos de espiga e ramos de milho são feitos representando os deuses, que durante esse festival são chamados de senhor e senhora do milho.
Lammas significa massa de Lugh, em referencia ao costume de fazer um pão consagrado junto com o vinho e dividido com todos. o primeiro gole de vinho e o primeiro pedaço de pão eram jogado no caldeirão, para serem queimados junto com os papeis de agradecimento, grãos de cereais e o boneco que representa o deus, nos lembrando que devemos nos livrar do velho para colher uma nova vida.

Mabon (Equinocio de outono)
21 de setembro no hemisfério norte
21 de março no hemisfério sul
O deus já está ficando fraco e as plantações começam a diminuir, começa a se estocar comida para o inverno e derrama-se leite na terra para agradecer pela fertilidade e bondade da terra.
Mabon ou Angus era conhecido como o deus do amor, devemos pedir proteção para as pessoas que amamos. o altar deve ser enfeitado com sementes que renasceram na primavera, o chão é forrado com folhas secas.
O deus logo morrerá, as pessoas pedem pelos doentes e pessoas mais velhas, homenageamos as antepassadas queimando seus nomes no caldeirão e dirigindo palavras de gratidão e benção. É uma data especial para pedirmos ajuda e conselhos dos antepassados e guardiões para o período mais sombrio do ano.

Fontes:
http://www.astrologosastrologia.com.pt/magia_celta=a_roda_do_ano_celta.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário