19 de junho de 2012

Plantas: Canela

Cinnamomum cassia nees
Sim, eu acabei de colocar o nome cientifico de uma planta, mesmo que eu não goste por achar nomes científicos frios e sem graça.
A árvore de canela tem o segundo nome mais legal de árvore, caneleira (o primeiro é mangueira).
A canela que nós usamos é retirada do interior da casca da árvore, ela era considerada simbolo de sabedoria pelos povos antigos.
É usada em (algumas) poções do amor, eu me lembro quando eu fiz uma das minhas primeiras poções com a minha prima, poção para se sentir mais bonita (por isso q nós somos tão convencidas), duas xícaras de água, um pau de canela, uma xícara de pétalas de rosas e mel para adoçar(depois eu posto a receita direito). Estudos dizem quem ela pode diminuir a taxa de açúcar no sangue e o colesterol.
Ela também é conhecida por curar gripes (e tem um gosto muito melhor que Tylenol, principalmente misturada com chocolate)
A canela é regida pelo sol e por mercúrio ( um planta aromática, sol, flores pequenas de cores variadas, mercúrio, eu acho... Talvez o regente principal seja o sol)

O nome cientifico me chamou a atenção por ter o nome cassia, ai resolvi pesquisar, Cinnamomum cassia nees popularmente é conhecida como cassia, ou canela chinesa. Na época das navegações ela se tornou uma substituta da canela por ser mais barata, as duas tem algumas diferenças na planta e quimicamente falando, a canela é mais conhecida, mas as pessoas usam mais a cassia.
Só como curiosidade, o nome cintifico da canela verdadeira é cinnamomum zeylanicum (descobri porque a cassia é mais usada).

Fontes:
http://fitosaude.blogçspot.com.br/search?q=canela&x=0&y=0
http://www.magiazen.com.br/palavra-chave/canela
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canela

Nenhum comentário:

Postar um comentário