27 de maio de 2012

Mitologia: Golem

Golem é uma criatura que não nasceu de meios naturais, geralmente ela pode ser feita de pedra, argila ou terra. Atualmente seu nome significa algo como "idiota" no hebraico moderno, mas a definição mais antiga da palavra seria "matéria prima"
Bem vamos a historia, dizem que um golem só poderia ser criado por alguém muito próximo de deus, mas mesmo assim nunca chegaria aos pés de uma criação de deus, golens por exemplo não sabiam falar.
Existe uma historia que fala sobre golens:
Dizem que um rabino criou uma golem de argila e escreveu "emet" que significaria verdade nas testa dele, isso fez com que ele criasse vida. Mas com o passar do tempo ele se tornou violento e passou a atacar as pessoas ao invés de protege-las. O rabino então apagou a primeira letra na testa dele, "met" que significa morto, ai o golen morreu (não me diga!)
Pelo que eu entendi um golem não é exatamente mau, se ele recebe uma tarefa é praticamente impossível   faze-lo parar (quem assistiu o Mickey como aprendiz de feiticeiro deve lembrar da vassoura), o golem da historia foi criado para atacar os inimigos, os inimigos foram embora, mas ele continuou a praticar a sua função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário