15 de janeiro de 2012

Mitologia: Gargulas

Gárgulas são monstros de pedra que protegem um certo lugar, castelos, igrejas etc... Antigamente se acreditava que eles ganhavam vida durante a noite.
Existe uma lenda que dizia que duas gárgulas ficavam na porta para a cidade de Amiens, se uma pessoa má tentasse entrar na cidade, eles cuspiam veneno nela, se uma pessoa boa aparecesse eles cuspiam ouro e prata (não é por nada não, mas eu não gostaria que cuspissem ouro e prata em mim, deve machucar).
Outra historia diz que as gárgulas eram parentes de um dragão, que devorava barcos e causava inundações, até que um sacerdote cristão o dominou e o queimou numa fogueira (não, ele foi queimado no fundo da lagoa), só a cabeça e o pescoço eram imunes ao fogo, por isso ele foi colocado no alto de um edifício para ninguém se esquecesse dele.
As gárgulas que vemos nas construções antigas, na verdade são decorações feitas para esconder o escoamento de água, como se fosse uma decoração que servia também como cão de guarda para afastar os maus espíritos.
Seguindo essa mesma linha acho que tem uma escultura aqui em casa que é tão assustadora quanto um gárgula e também serve para afastar os maus espíritos (entre outras coisas).
Acho que se chamam carrancas, minha mãe e meus tio colocavam perto de lugares perigosos para agente não entrar, como perto da escada. Minhas primas morriam de medo dela, mas eu já tinha perdido o medo há muito tempo, e fiz as minhas primas perderem também.(O que não deixou minha mãe muito feliz)
Bem para mim as Carrancas e as gárgulas são muito parecidas, as duas servem para proteger e para decorar, as duas tem uma cara nada amigável e eu tinha medo daquela coisa criar vida e entrar no meu quarto
Talvez semana que vem eu fale mais delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário