Páginas

4 de abril de 2023

Constelações asiaticas

Eu comprei um livro sobre constelações e descobri que há 88 constelações oficiais na carta celeste universal, mas então lendo sobre as constelações e suas origens eu percebi uma coisa.... Não haviam constelações asiáticas. A grande maioria retratava mitos gregos e no máximo tinham alguma influencia babilônica, mas nada que retratasse alguma mitologia asiática.


E isso me fez pensar, pois constelações são formadas pelo falso reconhecimento de padrões, ou seja quando você enxerga um padrão onde não tem, se vc vê uma nuvem em forma de coração e outras pessoas conseguirem ver um coração também, então seria um reconhecimento de padrão verdadeiro? (eu realmente não sei, mas eu assumo que sim), mas quando se trata de linhas imaginárias ligando pontos aleatórios no céu, reconhecer os padrões se torna mais difícil, isso porque os padrões não estão realmente ali.


Logo, culturas diferentes deve criar constelações diferentes certo? Então eu passei a pesquisar sobre constelações chinesas antigas e descobri que haviam 4 constelações mais conhecidas e que na verdade eu já havia ouvido falar


O dragão azul do Leste

A tartaruga negra do norte

O tigre branco do oeste

E o passaro vermelho do sul


Cada um representando um elemento, uma estação e um ponto cardeal, apesar de eu conhecer os quatro deuses celestiais eu não sabia que eles também eram constelações



Além disso há um serie de outras constelações no que eu não faço ideia do significado ou do que elas representam e como esse mapa está em chinês eu não sei nem quais estrelas compõem essas constelações.



No fim eu acabei acabei baixando um aplicativo de constelações, onde eu descobri que há uma grande variedade de constelações de diferentes povos e culturas, inclusive brasileiras, como a "Anta do norte", ou a "Jararaca"

Anta do Norte

jararaca

Fontes:
https://portalamazonia.com/amazonia/constelacoes-e-as-estacoes-do-ano-como-indigenas-usam-a-cosmologia-ao-seu-favor
https://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/CulturasEstelares2021vol4.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário