Algumas crenças vodu contam que os mortos podem ser trazidos de volta à vida por um feiticeiro ou um sacerdote, porém devido á falta de oxigênio no tumulo, o zumbi retornaria com morte cerebral permanecendo em um estado catatônico.
Nesse caso a alma da pessoa (ti bon ange) seria capturada e mantida dentro de uma garrafa sendo usada para aumentar o poder do feiticeiro e deixando o zumbi sob o controle daquele que o despertou e possui a sua alma. Segundo a lenda, para fazer com que ele retorne ao tumulo, basta alimenta-lo com sal.
Para isso o feiticeiro utilizava um pó feito com a mistura de vários ingredientes, podendo levar plantas, lagartixas, aranhas e até mesmo vidro triturado, posteriormente um cientista coletou oito amostras diferentes de pó zumbi e identificou quatro ingredientes comuns em todos eles:
- Algumas especies de peixe baiacu, que produz uma substancia extremamente toxica conhecida como tetrodotoxina que causa paralisia e morte
- Sapo boi haitiano (Bufo marinus), que produz substancias venenosas
- Sapo de Hyla (Osteopilus dominicensis) que pode causa irritações, mas não chega a ser mortal
- Restos humanos
O pó quando aplicado sobre a pele, causava irritações e rachaduras permitindo que a toxina do baiacu fosse absorvida pelo organismo, causando paralisia e a morte aparente. Depois de ser sepultado o feiticeiro poderia ir até o tumulo desenterrar o "morto" e usa-lo como um escravo zumbi.
Para manter o zumbi sob controle, alguns feiticeiros usam uma pasta feita com uma planta conhecida como figueira do diabo ou pepino de zumbi (Datura stramonium) que causa febre, alucinações e amnésia deixando a vitima mais confusa e propensa a acreditar que realmente é um zumbi.
Fontes:
http://citeofdeath.blogspot.com.br/2012/05/feitico-do-zumbi-vodu-zumbi.html
http://blogarea53.blogspot.com.br/2015/12/filmes-de-zumbis.html
http://www.espiritualismo.info/magia.html
http://pessoas.hsw.uol.com.br/zumbis3.htm
http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2010/04/zumbis-mortos-vivos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário