10 de janeiro de 2022

O Livro dos jogos: Peças

 Após terminar o Livro eu comecei a fazer as peças dos jogos, para isso eu usei uma massa de cerâmica fria. 

Eu abri e massa e cortei usando um molde feito de sobras de transparência, as peças maiores tinham o tamanho de uma moeda de 10 centavos.


As mais simples eu apenas pintei de preto, o bom é que elas poderiam ser usadas em vários jogos diferentes como Surakarta, e os reis de Dablot, então eu não teria que fazer varias peças para jogos diferentes.


Eu também fiz um molde de tamanho médio para fazer as peças de Reversi e os príncipes no Dablot. Em Reversi eu apenas cortei as peças e pintei um dos lados. Eu acho que teria ficado mais bonito se eu tivesse cortado peças mais finas, pintado e depois colado as duas juntas, mas se eu fizesse isso eu teria que cortar 128 peças para totalizar 64.


E por ultimo 240 peças pequenas para Go o que me fez desejar ter desenhado um tabuleiro menor (um conjunto padrão de Go  na verdade tem 181 peças pretas e 180 brancas, mas eu parei no 120). O bom é que eu não precisei ficar contando as peças de Tafl e nem os soldados de Dablot.

Tabuleiro de Tafl

Eu também fiz 16 peças coloridas para pachisi.


Para as peças de xadrez e outros jogos que precisavam de peças especiais eu esculpi as peças usando um palito de dente. No xadrez eu fiz os símbolos das peças, no jogo da onça eu desenhei os animais e no Daldos eu desenhei um escudo redondo de um lado e uma espada do outro.



Se no post do livro eu disse que o tabuleiro de shogui foi fácil de desenhar, as peças foram completamente o oposto, não só porque elas são representadas por kanjis, mas também porque algumas peças podem ser promovidas, então eu tive que escrever dos dois lados da peça.



No caso de Xiangqi os símbolos e os nomes das peças mudam dependendo da cor, sendo que algumas eram bem parecidas com as peças de Shogui e Dou Shou Qi (e o fato de eu ter misturado as peças desse jogo com as dos outros jogos dificultou ainda mais o meu trabalho).


Eu também fiz peças especiais em forma de placas para o tabuleiro de Senet pois as outras peças não cabiam dentro das casas.


E por fim os navios de batalha naval, que eu apenas desenhei em um papel mais grosso, passei um verniz e colei um imã no verso. 


Eu tinha pensado em fazer alguns dados especiais, por exemplo comprar alguns búzios para usar como dados no pachisi, ou palitos pintados para jogar Senet, mas esses dados poderiam ser substituídos por moedas ou até mesmo as peças de Reversi, então no fim eu optei por não fazer esses dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário