18 de outubro de 2021

O livro do jogos

No inicio do ano eu havia dito que faria um livro de jogos, eu já havia começado a fazer alguns rascunhos e postado no twitter.


Geralmente eu primeiro termino esse projetos para depois postar aqui, mas como esse é um trabalho extenso eu achei que seria menos desgastante eu escrever esse post enquanto estou fazendo o livro do que terminar o livro para então descrever o processo

A primeira coisa que eu precisava fazer era definir quais jogos iriam para o livro. xadrez, trilha, batalha naval e mancala, não poderiam faltar, mas eu queria que o livro possuísse jogos de vários continentes diferentes, então eu entrei na Wikipédia e procurei uma lista com todos os jogos ao redor do mundo e os separei com continentes e MEU DEUS!!! A quantidade de jogos que vieram da Ásia era tão extensa que eu precisei de duas colunas para listar.


A segunda tarefa seria pesquisar cada um dos jogos e anotar aqueles com um tabuleiro parecido ou regras parecidas, existem diversas variações do xadrez, mas a grande maioria pode ser jogada no tabuleiro de xadrez comum.

Feito isso vamos anotar os jogos que eu mais gostei e que deveriam ir para o livro:

  • Batalha naval
  • la Pipopipeta
  • Alea evangelii
  • Daldos
  • Dablot
  • Reversi
  • Xadrez
  • Adugo
  • Awithlaknannai
  • Fanorona
  • Hounds an jackals
  • Mancala
  • Mehen
  • Senet
  • Tâb
  • Yoté
  • Zamma
  • Ashtapada
  • Chowka Bara
  • Five Field Kono
  • Go
  • Shogi
  • Janggi
  • Luta na selva
  • Mutorere
  • Surakarta
  • sho
  • shengguan tu
  • Royal game of Ur
  • Pachisi
  • Luzhanqi
No fim eu escolhi um total de 20 jogos:

  • Xadrez
  • Trilha
  • Awithlaknannai
  • Adugo
  • la Pipopipeta
  • Reversi
  • Alea evangelii
  • Royal game of Ur
  • Senet
  • Mancala
  • Dablot
  • Daldos
  • Batalha naval
  • Shogi
  • Pachisi
  • Go
  • Luta na selva
  • Xiangqi
  • Surakarta
Mesmo assim eu ainda precisava resolver alguns problemas, as folhas do livro precisavam ser dobradas ao meio, mas eu precisava que as paginas fossem quadradas para caber o tabuleiro, eu resolvi isso simplesmente dobrando as paginas em tamanhos desiguais e usando as paginas menores para escrever as regras dos jogos.

Outro problema era o jogo batalha naval, pois eu precisava de uma divisória que se mantivesse de pé durante a partida, após muito estudo e folhas de rascunho coladas com durex, eu consegui fazer um modelo que pudesse ser aberto ficando de pé durante a partida, agora eu precisava de uma plaquinha de metal e alguns imãs para colar os navios.

Eu também percebi que o melhor jeito de fazer o livro seria ter um rascunho que eu pudesse usar de guia no futuro, então usando várias folhas de papel velho, eu fiz todas as paginas do livro e as organizei em 4 bloquinhos


Esses rascunho acaram sendo muito uteis para saber como fazer os tabuleiros e onde ficariam as regras de cada jogo.

Nesses rascunhos eu percebi que o jogo la Pipopipeta, só poderia ser jogado uma vez, a solução seria colocar uma capa de plástico por cima do tabuleiro, assim os jogadores usariam marcadores e no fim do jogo, o plástico poderia ser limpo com um pouco de álcool.

Ok, com todas as paginas definidas hora de começar o desenho dos tabuleiros, o primeiro foi xadrez:

Mas então eu percebi que as regras do xadrez eram muito complexas e que eu não conseguiria escrever tudo apenas naquele espaço de papel, foi então que eu decidi imprimir:


O segundo jogo que eu fiz foi a Trilha, depois disso eu percebi que seria melhor eu imprimir as regras antes de fazer os desenhos dos jogos.


Após imprimir algumas paginas eu percebi que parte da impressão saia quando eu imprimia o outro lado, então a solução seria imprimir um lado, fazer o tabuleiro, passar uma camada de verniz e só então fazer o outro lado.

As próximas paginas seriam Awithlaknannai e jogo da onça. Como esses tabuleiros são muito simples, eu tive um pouco de dificuldade em pensar como fazer um tabuleiro decorado, sem fugir do tema do jogo.

Para o jogo da onça, eu fiz com que o tabuleiro virasse um campo onde os cães perseguiriam a onça, para que não ficasse muito vazio eu desenhei um lago, arvores e pedras de modo que não atrapalhassem o tabuleiro.


Como Awithlaknannai é um jogo da tribo nativo americana Zuni, eu achei que seria interessante decorar as bordas do tabuleiro com padrões indígenas norte americanos.


A próxima pagina é la Pipopipeta e reversi, eu planejei usar uma folha de transparência para fazer o jogo e pintei como se fosse um céu estrelado.


Reversi foi bem mais simples, já que eu apenas fiz um fundo verde e pintei o tabuleiro em cima. Esse foi o primeiro caderno.


Os jogos do segundo caderno tinham uma aparecia mais medieval, então em alguns deles eu pintei as folhas com café para dar a impressão de papel envelhecido. O jogo abaixo é Tafl, mais especificamente alea evangelii, porque eu queria algo complexo.


O jogo de ur me deu um pouco de trabalho já que diferente do tabuleiro de xadrez, ele era bem colorido e cheio de detalhes. Eu também não sabia como a tinta se comportava, então teve uma hora que eu tive que fazer tudo de novo


Senet foi o jogo que estragou a minha caneta de desenho me fazendo ter vergonha na cara e comprar um marcador permanente para desenhar por cima da tinta. Eu também decorei o fundo com vários hieróglifos que explicam de maneira bem tosca as regras de jogo.


No inicio eu pretendia pintar um tabuleiro que parecesse um chão de terra com vários buraquinhos, mas essa ideia acabou não dando muito certo, então eu pintei tudo de marrom, cortei um modelo do tabuleiro vazado, pintei com um tom de marrom mais escuro e colei com cima, acabei gostando mais dessa ideia pois isso dava um pequeno relevo no tabuleiro deixando ele mais parecido com o jogo real.


Dablot assim como Reversi foi um tabuleiro bem simples, eu apenas desenhei o tabuleiro direto no papel e adicionei alguns detalhes.


Assim como Tafl, o tabuleiro de Daldos também foi pintado com café para parecer um documento antigo, eu também desenhei monstros marinhos para que ele lembrasse um mapa marítimo medieval.


Batalha naval teve praticamente um caderno apenas para ele, pois eu queria que o caderno pudesse se abrir de forma que ficasse uma parede entre os dois jogadores. Eu planejava também colocar uma placa de metal dentro da "parede" para poder colocar imas nos barquinhos, mas isso seria muito complicado, foi então eu que lembrei da tinta de ferro do Manual do Mundo. Se eu pintasse o verso do tabuleiro com ela, eu poderia colocar imãs nele.


O próximo caderno são basicamente jogos asiáticos, alguns foram bem simples, outros bem complicados (isso que eu nem comecei a fazer as peças dos jogos). O primeiro jogo foi Shogi, sendo praticamente o tabuleiro mais simples de todo o livro.


Pachisi foi de longe o jogo eu mais tive que refazer, isso porque eu cometi alguns erros que não dava para apagar e nem pintar por cima, eu também mudei a orientação do tabuleiro colocando na diagonal, para deixar ele maior.


Como eu refiz o tabuleiro de Pachisi 3 vezes, eu também refiz o tabuleiro de Go três vezes já que eles eram frente e verso, mas assim como Shogi, o tabuleiro de Go foi bem simples de desenhar.


Dou Shou Qi ou Luta na selva provavelmente foi um dos tabuleiros mais difíceis de se fazer, isso porque eu decidi que iria escrever os nomes dos animais em chinês nele e a forma mais facil que eu encontrei foi copiar os caracteres em uma folha e passar com grafite para o tabuleiro.


Xiangqi e Surakarta também foram bem simples de se fazer, apesar de eu de que refazer o tabuleiro de Surakarta por que eu usei a caneta errada.



Depois de terminar todos os tabuleiros e imprimir as regras de cada jogo, chegou a hora de juntar tudo, costurar tomando cuidado para que o tabuleiro de batalha naval possa ser aberto sem problemas, eu prendi duas tiras de fita entre as costuras para que eu pudesse colar a capa no livro com mais facilidade.





O próximo passo seria fazer as peças do tabuleiro, mas isso eu vou deixar para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário