16 de dezembro de 2018

Contos: Quebra-Nozes e o Camundongo Rei

Na noite de Natal, Marie esperava, junto com o seu irmão Fritz, a chegada do seu padrinho Christian Elias Drosselmeier, carinhosamente chamado de Dindo Drosselmeier, que além de desembargador também era um talentoso relojoeiro.

Todos os anos Dindo Drosselmeier construía um brinquedo para as crianças, seja bonecos que se moviam sozinhos, acenando e movendo os olhos, ou passarinhos que saiam de dentro do ovo e cantavam.

Quando o padrinho Drosselmeier chegou ele trouxe consigo um pequeno quebra-nozes, Marie ficou encantada com o boneco e sempre colocava as menores nozes para não machucar o brinquedo, Fritz no entanto, resolveu colocar nozes cada vez maiores na boca do quebra-nozes até que CRECK!! A mandíbula do boneco se quebrou assim como o braço que ativava o mecanismo da boca.

Fritz irritado, tentou enfiar mais uma noz na boca do boneco, mas Marie o impediu pegando o boneco de volta alegando que ele estava muito ferido para continuar quebrando nozes daquele jeito, os dois continuaram brigando até que o pai das crianças colocou um fim na discussão declarando que o quebra-nozes ficaria aos cuidados de Marie até que estivesse consertado.

Naquela noite, Marie enfaixou o braço de seu amado quebra-nozes com um lenço de bolso e o deixou descansando em uma das camas de suas bonecas dentro do armário da sala de estar.

Quando Marie fechou o armário e estava saindo da sala para se deitar ela ouviu ruivos vindo de todos os lados, como se estivesse vindo de dentro das paredes. Já devia ter dado meia noite, mas o relógio da sala não estava produzindo nenhum som, nenhum badalar, Marie se virou para olhar e viu uma coruja gigante em cima do relógio, suas asas tampavam o relógio por completo impedindo que ela produzisse qualquer som, olhando mais atentamente Marie percebeu que a coruja era na verdade DINDO DROSSELMEIER!!!

Foi então que Marie viu camundongos saindo das paredes, centenas deles! Sem o badalar do relógio para assusta-los, os camundongos corriam livres pela sala, Marie tentou afugenta-los, mas eram muitos, eles começaram a se amontoar no centro da sala até que do meio da confusão de caudas, patas e focinhos surgiu um camundongo de sete cabeças, cada uma delas usando uma pequena coroa dourada, aquele camundongo monstruoso então liderou o seu exercito em direção ao armário.

Dentro do armário, Marie viu o seu quebra-nozes liderando o exercito de soldadinhos de brinquedo de Fritz para fora do armário em direção ao exercito do rei dos camundongos. A batalha pareceu durar a noite inteira, e no fim, o exercito de camundongos cercou o armário, quando o camundongo rei quebrou a espada do Quebra-Nozes e estava prestes a dar o golpe final, Marie tirou o seu sapato e atirou na direção do camundongo de sete cabeças, o exercito do rei se dispersou e Maria se sentiu cansada caindo no sono logo em seguida.

Na manhã seguinte ela acordou em um quarto de hospital, sua mãe disse que a encontrou desmaiada na sala junto com todos os brinquedos que estavam espalhados pelo chão, exigindo explicações do porquê Marie estava acordada até tarde. Marie então contou para sua família sobre a batalha entre o exercito de camundongos e os soldados de brinquedos, é claro que ninguém acreditou nela, nem mesmo Dindo Drosselmeier, que claramente estava lá.

Quando Marie acusou Dindo Drosselmeier de ser o responsável pelos camundongos terem invadido a sala de estar, o Desembargador desconversou e perguntou a Marie se ela já tinha ouvido falar da história do Quebra-Nozes e da princesa Pirlipat.

Há algum tempo atrás em um certo reino, o rei deu uma festa e pediu que sua esposa recheasse as salsichas com carne de porco. Enquanto recheava as salsichas a rainha dos camundongos, Madame Mauserinks, apareceu na cozinha e pediu um pouco de carne de porco para comer.

A rainha, apesar de não gostar muito da rainha dos camundongos, quis ser educada e deixou que a rainha dos camundongos comesse um pouco de toucinho, no entanto a rainha dos camundongos aproveitou a hospitalidade para chamar seus parentes para comer junto, acabando com quase todo o toucinho.A rainha até tentou distribuir o toucinho igualmente, mas quando mordeu a primeira salsicha o rei percebeu a diferença na hora.

Enfurecido com a rainha dos camundongos, o rei convocou o relojoeiro e vidente real, um homem conhecido como Christian Elias Drosselmeier, esse talentoso relojoeiro inventou a ratoeira e embora a própria Madame Mauserink fosse esperta o suficiente para não cair nessa armadilha, seus parentes não eram, um por um, todos os camundongos foram capturados e mortos, a rainha teve que fugir do castelo, mas não antes de jurar vingança contra o rei e sua família.

Pouco tempo depois a rainha daquele reino deu a luz a uma linda princesa, chamada Pirlipat. Em uma noite quando as servas estavam dormindo Madame Mauserink entrou no quarto da princesa e lhe lançando uma maldição, sua cabeça se tornou enorme, enquanto o seu corpo permanecia pequeno, sua boca também tinha crescido de modo que os dentes ficavam a mostra o tempo todo, ela parecia até um...Quebra-Nozes.

O rei procurou um modo de quebrar a maldição, mas o vidente relojoeiro Drosselmeier disse que o único modo de reverter o feitiço era de a princesa comesse uma noz Krakatuk, uma noz de casca tão dura que nem mesmo um caminhão seria capaz de quebrar-la, e essa nós deveria ser quebrada na frente da princesa por um homem que jamais tivesse se barbeado ou calçado botas na sua vida, além disso essa tarefa deveria ser feita com os dentes e após isso o homem deveria dar sete passos para trás sem tropeçar.

O rei declarou que aquele que pudesse cumprir tal tarefa, poderia se casar com a princesa Pirlipat, mesmo assim, ainda era preciso encontrar a lendária noz, então ele enviou o velho Drosselmeier na busca pela noz Krakatuk.

Quando estava quase desistindo Drosselmeier resolvei visitar um primo que não via faziam vários anos, após contar sobre sua busca, o primo do relojoeiro disse que certa vez, dois comerciantes de castanhas estavam discutindo na praça da cidade, no meio da discussão a sacola de um dos comerciantes caiu no chão e uma carroça passou por cima do saco quebrando todas as nozes que estavam lá dentro, todas, menos uma, o comerciante vendeu a noz para o primo por algumas moedas e partiu para outra cidade, quando o primo pegou a noz para mostra-la, eles viram a palavra Krakatuk esculpida na casca, aquela era a lendária noz Krakatuk.

Naquela mesma noite o primo também contou sobre o seu filho que costumava ser chamado de pequeno Quebra-Nozes pois ele tinha o costume de quebrar nozes usando apenas os dentes. Drosselmeier perguntou ao seu primo sobre o rapaz e descobriu que ele atendia todas as condições para se quebrar o feitiço, assim Drosselmeier e o jovem Drosselmeier Quebra-Nozes partiram de volta para o reino com a noz.

Assim como o vidente previu, o jovem Drosselmeier quebrou a noz sem nenhum problema, e a princesa Pilipat voltou a ser bela e elegante após comer a noz, no entanto, enquanto dava os sete passos para trás, o jovem Drosselmeier tropeçou na Madame Mauserinks, fazendo com que a maldição se voltasse para ele, a rainha dos camundongos estava morta, mas o rapaz se transformou em um quebra-nozes.

Antes de morrer Madame Mauserinks disse que seu filho de sete cabeças iria perseguir o quebra-nozes e vingar a morte de sua mãe. Como se não bastasse, a princesa Pirlipat ficou horrorizada ao ver a nova aparência de seu futuro noivo e se recusou casar com um homem de aparência tão deformada, e pediu que seu pai expulsasse a família Drosselmeier do reino.

Após ouvir a história, Marie não conseguia parar de pensar que o seu quebra-nozes era o jovem Drosselmeier do conto, Marie queria ajudar o quebra-nozes e até, quem sabe de alguma forma, quebrar a maldição, mas antes que Marie pudesse pensar em alguma forma de salvar o jovem Drosselmeier, o rei do camundongos apareceu em seu quarto e exigiu que ela lhe entregasse todos os seus doces, caso o contrario ele invadiria o armário e destruiria o Quebra-Nozes além do conserto.

Sem ter o que fazer Marie entregou os seus doces, mas a cada noite o Camundongo Rei aparecia e pedia cada vez mais, após entregar todos os doces, Marie começou a ceder seus brinquedos para o camundongo roer, se as coisas continuassem assim, Marie não teria mais nada e o Camundongo destruiria o Quebra-Nozes.

Chorando do seu quarto, Marie ouviu alguém a chamando, por um momento ela achou que era o Camundongo Rei, mas a voz se revelou ser do próprio Quebra-Nozes. Ele agradeceu por tudo que Marie estava fazendo por ele, mas sem uma espada ele não poderia derrotar o Rei dos Camundongos.

Marie então foi até o quarto de seu irmão Fritz, e pediu uma espada de um de seus soldados de brinquedo, no inicio Fritz não acreditava na sua irmã, mas Marie insistiu tanto que Fritz cedeu. Na noite seguinte o Quebra-Nozes entregou como presente para Marie as sete coroas do Camundongo Rei e levou Marie para conhecer o seu reino, um lugar feito de doces e habitado por brinquedos e guloseimas.

Na manhã seguinte ela contou sobre a sua viagem ao reino do Quebra-Nozes, mas novamente ninguém acreditava nela, Dindo Drosselmeier até mesmo ameaçou jogar o Quebra-Nozes fora se ela continuasse a contar mentiras.

Mesmo com o rei dos Camundongos derrotado, o Quebra-Nozes continuava sob o feitiço da Madame Mauserinks, como ela iria encontrar uma maneira de quebrar o feitiço se ninguém acreditava nela? Mesmo sem saber o que fazer Marie prometeu que iria amar o Quebra-Nozes mesmo que ele nunca voltasse a sua verdadeira forma.

De alguma forma ela acabou pegando no sono e quando acordou o Quebra-Nozes havia desaparecido, levantando assustada Marie saiu correndo para procura-lo, mas esbarrou com sua mãe que lhe deu um sermão por correr pela casa enquanto recebiam visita, e logo em seguida a levou para conhecer o sobrinho do Dindo Drosselmeier, um belo rapaz que lhe trouxe vários doces, brinquedos e até uma espada para um dos soldados de brinquedo de Fritz.

Quando os dois estavam sozinhos na sala do armário o jovem Drosselmeier se ajoelhou e lhe agradeceu por tudo que ela havia feito, salva-lo do Camundongo Rei, lhe fornecer uma espada e  ama-lo como um simples Quebra-Nozes quebrando assim a maldição, por fim naquela mesma sala onde tudo começou, ele a pediu em casamento. E dizem que até hoje os dois governam o reino dos doces, vivendo felizes em seu castelo de marzipã.

Fontes:
HOFFMANN, E.T.A., Quebra-Nozes e Camundongo Rei-Berlendis e Vertecchia Editores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário