29 de outubro de 2017

Lugares mitológicos: Sídhe

Sídhe é um termo gaélico para se referir à pequenos montes de terra que serviam como lar para espíritos da natureza e seres sobrenaturais, sendo muitas vezes associados à fadas e elfos, também sendo chamado de "O Outro Mundo"

As descrições dos montes podem variar já que o termo "fairy mound" também pode se referir a pequenos montes de terra cobertos por musgo existentes nas florestas.

Algumas lendas sugerem que o povo de Sídhe costumava ser conhecidos como Tuatha Dé Danann, o povo da deusa Danu, que após terem sido derrotados pelos Milésios, povo que deu origem aos atuais irlandeses, foram obrigados a se isolar no subsolo de pequenas colinas, com o passar do tempo todos os seres que supostamente habitavam esse lugar passaram a ser chamados de Sídhe.

Alguns dos seus habitantes podem visitar o nosso mundo ocasionalmente como é o caso da Leanan sídhe, uma fada que dá inspiração para aqueles que se tornarem seus amantes, ou Cu Sith, o cão encantado que costuma sequestrar pessoas.

O Outro Mundo se torna mais próximo do nosso durante o crepúsculo e a aurora, tornando a passagem entre os dois mundos mais facil. Outra época em que isso acontece é durante o Samhain, ou dia das bruxas se preferir.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADdhe
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Sidhe
https://br.pinterest.com/search/pins/?q=sidhe%20place&rs=typo_auto_original&auto_correction_disabled=true
https://xyuandbeyond.com/mottes-baileys-fairy-forts-raths/
http://themorriganslair.weebly.com/the-celtic-faery-realm.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário