13 de outubro de 2017

Feitiços: Coisas que trazem azar 2

O que combinaria melhor em uma sexta-feira 13 em pleno mês das bruxas do que um post sobre superstições associadas ao azar e suas origens? Começando com o mais polêmico e icônico de todos.

Cruzar com um gato preto
Na idade média, durante a Caça às bruxas, por causa dos seu hábitos noturnos e sua pelagem escura, os gatos pretos foram associados às bruxas, alguns até acreditavam que os gatos eram bruxas disfarçadas e portanto cruzar com eles traria azar, por causa disso muitos gatos foram perseguidos e executados.

No entanto, na Persia antiga, os gatos pretos eram considerados espíritos amigos criados especialmente para acompanhar o homem em sua passagem pela Terra, então maltratar um gato seria o mesmo que prejudicar a si mesmo.

Ver a noiva com o vestido antes do casamento
Antigamente os casamentos eram arranjados, e muitas vezes os noivos nem chegavam a se conhecer antes do casamento, para evitar que o noivo não gostasse de sua futura esposa e acabasse desistindo do casamento, a família escondia a moça até a hora da cerimonia, evitando que o noivo a visse.

Números
A origem do numero 13 se divide em várias versões. Uma delas conta que após o cristianismo se espalhar na Europa, a deusa nórdica Frigga teria se exilado em uma montanha, e durante as noites de sexta-feira (dia dedicado a ela) ela se reuniria com 11 bruxas e o próprio diabo para amaldiçoar a humanidade.

Outra diz que durante a ultima ceia, Jesus convidou 12 apóstolos, totalizando 13 pessoas, por fim ele acabou sendo crucifixado em uma sexta-feira, o que deu origem a superstição

Já no japão, o numero 4 é considerado o numero da morte, devido à sua pronuncia semelhante a morte, por causa disso, assim como o 13, muitos elevadores e quartos, principalmente os de hospitais, não possuem o numero 4

Vassouras
Vassouras também possuem uma série de superstições, normalmente por causa de sua ligação com as bruxas, uma das mais conhecidas é de que se você varrer os pés de uma pessoa solteira ela não conseguirá se casar.

Outras crenças contam que jogar uma vassoura fora irá levar embora toda a felicidade da casa, para se livrar de uma vassoura velha, você deve parti-la cuidadosamente em vários pedaços e queima-lá até que não sobre nenhum fragmento.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_preto
https://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/as-origens-de-16-supersticoes-de-sorte-e-azar/
http://www.mariahelena.pt/pt/pages/13-supersticoes-para-espantar-o-azar
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vassoura
https://www.mundodosanimais.pt/gatos/gato-preto/
http://kjdevasia.co.in/2016/03/13-luck-of-the-unlucky/

Nenhum comentário:

Postar um comentário