12 de outubro de 2017

Amuletos: Conchas

Em algumas culturas, ao carregar consigo a parte de algum animal, você também estaria carregando o espirito desse animal, embora carregar ossos de animais mortos seja uma ideia bem fúnebre, colares de conchas não são vistos dessa maneira, na verdade elas trazem um sentimento até que pacifico e despreocupado, mesmo assim povos antigos tinham o costume de associa-las com a morte.

Origem:
Acredita-se que o simbolismo das conchas começou por causa das perolas escondidas em seu interior.

Enquanto a concha representaria um útero, a perola representaria a vida dentro dele, por causa disso as conchas passaram a ser associadas à fertilidade, ao nascimento e consequentemente à renovação o que pode servir de ponte com a morte.

Função:
De acordo com uma lenda xamanica, conchas seriam presentes de divindades do mar, podendo ser usadas tanto para proteção quanto para cura.

Já os Maias as associavam com deuses do submundo e divindades lunares, tendo uma certa ligação com o mundo dos mortos.

Hoje em dias as pessoas que usam conchas como amuletos, buscam ligação com o mar e seus elementais.

Como é usado:
Antigamente muitas civilizações usavam conchas como adornos mortuarios, seja na forma de colares ou braceletes. Em alguns países das Antilhas, é comum que durante festas religiosas se acendam conchas com velas em cima dos túmulos.

Geralmente as conchas duplas (ostras, mexilhões, vieras) são usadas para remover bloqueios energéticos, enquanto as conchas em espiral (caramujos e búzios) para atrair mudanças. Elas também podem ser usadas como amuletos de proteção em forma de colar, principalmente por pessoas que lidam com magia do mar.

Fontes:
http://www.andancaespirita.com/2010/05/o-poder-que-as-conchas-do-mar-traduzem.html
https://www.facebook.com/asfloresdegaia/photos/a.975879929090468.1073741828.962953413716453/1070595706285556/?type=3&theater
 https://www.dicionariodesimbolos.com.br/concha/
https://pixabay.com/p-167004/?no_redirect

Nenhum comentário:

Postar um comentário