28 de setembro de 2017

Amuletos: Pysanka

É nesse clima de inicio de primavera que irei falar sobre o pysanka, uma espécie de ovo de pascoa ucraniano que pode eventualmente ser usado como um amuleto da sorte.

Origem:
Em tempos pré cristãos os ucranianos veneravam o deus do sol, Dazhboh, uma das principais divindades do panteão eslavo, para eles os pássaros eram animais escolhidos por Dazhboh, pois eram os únicos que podiam se aproximar dele.

Por causa disso, os ovos que as aves botavam, também passaram a ser considerados objetos sagrados com propriedades mágicas, se tornando simbolo de vida, renascimento e sendo frequentemente homenageado durante festivais de primavera.

Função:
O pysanka poderia ter inúmeras funções, desde afastar espíritos malignos até proteger contra desastres naturais, no entanto, caso quebrasse ou não fosse mais necessário, deveria ser descartado com muita cautela, já que a casca poderia ser usada para lançar maldições, como usa-lo para recolher orvalho que secaria o leite das vacas caso bebessem, ou espetar uma pessoa com a ponta da casca para deixa-la doente.

Como é usado:
Muitas vezes os desenhos na casca influenciavam na função do pysanka, motivos de espirais por exemplo eram considerados os mais poderoso já que qualquer espirito maligno ficaria preso nas voltas das espirais, já os com motivos de corações eram usados para presentear a pessoa amada

Também era comum abençoa-los para que eles capturassem até mesmo os demônios escondidos nos cantos mais escuros das casa sendo um ótimo amuleto da sorte, porém pisar em um pysanka traria muito azar para a sua vida, pois aquele que o fizesse seria punido por deus com inúmeras doenças.

Para descartar um pysanka, a casca dele deve ser finamente triturada e usada para alimentar as galinhas, ou então quebrada em pequenos pedaços e jogada em um rio.

Fontes:
https://br.pinterest.com/pin/344173596501098506/
https://en.wikipedia.org/wiki/Pysanka
https://www.leafletonline.com/pysanky-ukrainian-easter-egg

Nenhum comentário:

Postar um comentário