1 de agosto de 2017

Poções: Secando ervas

Secar ervas é uma ótima maneira de conserva-las para usos futuros, os óleos voláteis da planta se tornam mais concentrados, aumentando o seu aroma e sabor.


A melhor hora do sia para fazer a colheita é no final da manhã, ou durante uma tarde chuvosa, dependendo do tipo de poção que você pretende fazer, o horário que as ervas foram colhidas pode influenciar, mas isso é assunto para outro post.

Limpe delicadamente as ervas usando um borrifador, se por acaso você usou algum produto químico no jardim, talvez seja melhor lavar as folhas mais vigorosamente. Depois da limpeza seque bem o caule e as folhas com um papel toalha para evitar a formação de mofo.

Tire as folhas inferiores dos caules, junte cerca de cinco a dez ramos e amarre-os pela extremidade sem folhas do caule para facilitar a ventilação.

Pendure as ervas em um local seco, escuro, bem ventilado e sem circulação de pessoas, caso você não tenha um lugar assim, coloque as ervas dentro de um saco de papel pardo e faça furos de ventilação.

Deixe as ervas secarem de uma a três semanas, verificando de vez em quando para ter certeza de que estão secando bem, ervas com caules grossos demoram mais para secar, quando as folhas estiverem quebradiças significa que já estão prontas para serem usadas, guarde-as em um jarro de vidro hermético, elas podem ser armazenadas até um ano.

Pessoas que vivem em locais muito úmidos, podem usar o forno ou o microondas para desidratar as ervas. No forno a temperatura ideal é 100°C deixando a porta ligeiramente aberta, as ervas podem ser colocadas em uma assadeira forrada com papel manteiga, vire-as usando uma pinça se necessário e verifique a consistência delas a cada alguns minutos.

No microondas as ervas devem ser embrulhadas em papel toalha e colocadas junto com um copo de água para não estragar o microondas, deixe 1 minuto na função de descongelamento, quando estiverem úmidas e mornas retire do microondas e deixe-as esfriarem naturalmente. 

Fontes:
http://pt.wikihow.com/Secar-Ervas#Desidratar_as_ervas_sub
https://br.pinterest.com/pin/344173596514832090/
https://lar-natural.com.br/como-secar-ervas-e-economizar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário