11 de julho de 2017

Plantas: Hortência

O nome Hortênsia foi uma homenagem a Hortense Lepante, esposa do amigo de Philibert Commerson, o botânico responsável por levar a planta até a Europa.
O que muita gente não sabe é que as pétalas da hortênsia são na verdade uma folha modificada, a flor verdadeira é o miolo no meio.


Cultivo:
As mudas podem ser transplantadas em qualquer época do ano, com exceção dos meses mais quentes, prefere locais de meia sombra com luz solar indireta e solos ricos em matéria orgânica, solos ácidos produzem flores azuladas enquanto os alcalinos, flores cor de rosa.

Deve ser regada com bastante frequência, principalmente em locais de clima seco ou na época de floração, algumas pessoas costumam colocar cobertura vegetal para que a terra não perca umidade.

Medicinal:
Possui propriedades anticalculoso, catártico, diurético e laxante, no entanto doses excessivas podem causar vertigem, irritação gastrointestinal e congestão pulmonar.

Tradicionalmente as folhas e raízes são usadas para aliviar dores associadas à doenças renais, como pedra nos rins

Culinário:
Não é uma boa ideia

Magia:
É regida por Júpiter, podendo ser usada em feitiços de proteção, algumas pessoas plantam hortênsias na entrada de suas casas para que elas vigiem os visitantes mal intencionados.

Se você queimar flores de hortênsia com folhas de louro, durante a lua minguante, você afastará todos os inimigos que estiverem ao seu redor, seja os visíveis ou os invisíveis. Uma variação desse feitiço pode ser usada para destruir más intenções de inimigos, fazendo com que eles percam o interesse em lhe prejudicar.

Fontes:
http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-hortensia/
https://lejardinpaisagismolj.wordpress.com/2012/08/16/aprenda-plantar-e-cuidar-da-bela-e-imponente-hortencia/
https://blog.cosasdemeiga.com/tag/ritual-magico-de-las-hortensias-las-plantas-contra-enemigos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário