30 de julho de 2017

Contos: O Rapto de Perséfone

Dizem que houve uma época em que Afrodite estava irritada com o fato de tantas deusas estarem optando por continuarem virgens, sem se casar ou ter amantes como era o caso de Héstia, Atena e Ártemis.

Como Perséfone, vivia grudada em sua mãe, Deméter, a deusa da colheita, Afrodite acreditava que o mesmo iria acontecer com a jovem deusa das flores. Mesmo que Perséfone fosse bela e cheia de admiradores, Deméter era uma mãe super-protetora e recusava todos os pedidos de casamento que sua filha recebia.


Sem que ninguém soubesse, Afrodite ordenou que seu filho Eros, acertasse uma flecha no coração de Hades o deus dos mortos para que ele se apaixonasse por Perséfone. O governante do submundo até tentou pedir a mão da deusa, mas novamente Deméter se intrometeu recusando o pedido, então Hades perguntou a Zeu como ele poderia se casar com Perséfone, Zeus o aconselhou a esperar um momento oportuno.

Um dia, enquanto Perséfone colhia flores com sua amigas ninfas, ela avistou um belo narciso à beira de um lago repleto de flores, quando a jovem tentou agarrar a flor, a terra se abriu dando passagem para uma carruagem de ouro conduzida por Hades. o deus dos mortos agarrou a jovem que começou a se debater e gritar por socorro na esperança de que sua mãe a ouvisse. Assim que ouviu os gritos de Perséfone, Deméter correu para o local onde sua filha deveria estar, mas não havia nada nem ninguém Perséfone havia desaparecido.

Deméter passou dias procurando, mas ninguém havia visto o sequestrador, quer dizer, ninguém além do sol, a deusa lembrou que nada poderia escapar da visão do sol, então ela procurou o deus do sol Helio, pedindo que ele dissesse quem havia sequestrado Perséfone.

"Sua filha foi levada para o mundo dos mortos pelo deus do submundo, Hades" o sol revelou. Indignada Deméter foi tirar satisfações com Zeus, exigindo que trouxesse sua filha de volta, mas Zeus não queria contrariar Hades naquele momento então simplesmente ignorou os pedidos de Demeter lhe dizendo para esquecer aquela história.

Furiosa Deméter decidiu que se Zeus não lhe daria ouvidos então ela diria de um modo que ninguém pudesse ignorar, Deméter fugiu do Monte Olimpo e amaldiçoou a terra para que nada mais pudesse ser cultivado.

Enquanto isso Hades oferecia comida e presentes para Perséfone a esperança de fazer com que ela gostasse dele ou pelo menos fosse obrigada a ficar no submundo, mas a jovem recusava tudo que lhe era oferecido,

Quando as pessoas começaram a morrer por causa da falta de comida e do frio, Zeus teve que tomar uma atitude, ele enviou Hermes para entregar uma mensagem a Hades pedindo que devolvesse Perséfone, vendo que sua esposa seria levada embora Hades tentou uma ultima vez, oferecer sementes de romã para a deusa das flores.

Quando Perséfone aceitou, Hades se sentiu vitorioso, pois aqueles que comem qualquer alimento do mundo dos mortos, nunca mais poderão deixa-lo completamente. Quando os dois foram se encontrar com Zeus e Demeter, Hades anunciou que Perséfone havia ingerido três sementes de romã e que não poderia ficar no mundo dos vivos.

Para resolver o problema Zeus decretou que durante nove meses Perséfone ficaria com Deméter, enquanto o restante do ano ela passaria com seu marido Hades no submundo. Mesmo insatisfeita Deméter aceitou o acordo, no entanto os três meses que Perséfone passasse longe de sua mãe, seriam meses sombrios e gelados na terra.

Então na primavera as flores iriam se abrir para receber Perséfone, no verão ela e sua mãe levariam alegria e calor para as plantações, no outono as plantas começariam a secar e as folhas a cair, pois Perséfone estava indo embora e no inverno as terras se tornariam frias e inférteis até a chegada da primavera.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pers%C3%A9fone
http://monteolimpoblog.blogspot.com.br/2011/11/persefone.html
http://www.florijane.com/Antigo%20Site/mitodedemeterecore.htm
http://cuentoscortosweb.com/hades-y-persefone/

Nenhum comentário:

Postar um comentário