20 de junho de 2017

Poções: Leite

Assim como o sal e o mel, o leite tem uma longa história com a humanidade, talvez a mais antiga. Enquanto o sal e o mel tiveram que ser descobertos, o leite sempre esteve com a humanidade, uma vez que somos animais mamíferos.

História
O consumo de leite animal provavelmente começou cerca de 6 mil anos a.C. pouco tempo após o surgimento da agricultura e da domesticação de animais. Pinturas rupestres de 5 mil anos a.C na Líbia, retratam vacas sendo ordenhadas e leite sendo usado na fabricação de queijo, outros registros sugerem que os primeiros povos a consumir leite habitavam as regiões da Inglaterra e da Europa Ocidental.

Lendas
Não há muitas lendas contando surgimento do leite, mas há lendas relacionadas ao leite, a Via Láctea recebe esse nome devido a sua semelhança a um "caminho de leite, algumas lendas contam que quando Hércules nasceu, Zeus queria lhe dar imortalidade então enquanto Hera dormia, ele o colocou sobre o seio dela para amamentar a criança, quando a rainha dos deuses acordou, se assustou ao ver uma criança que não era sua e a empurrou fazendo com que o leite derramasse e manchasse os céus.

Magia
Os egipcios costumavam usar o leite para rituais religiosos, em muitas civilizações a vaca era sagrada e cultuada nos templos.

O leite pode ser misturado com mel e frutas para fazer um alimento magico usado tanto para dar energia quanto presentear fadas. Ele também é usado em banhos mágicos para hidratar a pele, ou em feitiços de amarração e separação.

Fontes:
http://www.mexidodeideias.com.br/viagem/a-historia-do-consumo-do-leite-de-vaca/
http://oficinadasbruxas.com/feiticos-com-velas-imbolc/
http://portalbebes.net/dieta-do-leite/

2 comentários:

  1. Pena que o leite hoje tem muita porcaria misturada, né? Mas leite com mel é uma delícia, super explicado porque fadas adoram, hehe.
    E adorei a sugestão de músicas para acompanhar o chá.
    Beijos de glitter!
    http://sussurrodoar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, apesar de que leite natural também não faz bem, mas fazer o que, ele ainda fica ótimo com chocolate e biscoitos

      Excluir