18 de junho de 2017

Contos: Cataratas do Iguaçu

Próximo às margens do rio Iguaçu vivia uma tribo de índios caigangues, no entanto eventualmente eles sofriam com as pragas, doenças e desastres enviadas por M'boy, o deus serpente filho de Tupã.

Para aplacar a fúria do deus maligno os índios tinham o costume de oferecer uma jovem da aldeia como noiva para o deus, nesse caso a moça jamais poderia se apaixonar por qualquer um até o fim de sua vida.

Naipi, filha do cacique da aldeia tinha sido escolhida como noiva de M'boy, mas no dia da consagração, Naipi conheceu Tarobá, um jovem guerreiro que foi convidado para a cerimonia.

Enquanto todos dançavam, festejavam e bebiam, Naipi e Tarobá fugiram em uma canoa através do rio Iguaçu.

Quando viu sua noiva fugindo com outro homem, M'boy se transformou em uma serpente mergulhando no chão e abrindo uma cratera com o seu corpo, o rio Iguaçu  foi puxando para dentro da cratera levando os dois amantes para o fundo do penhasco.

Naipi se transformou em uma das rochas do fundo da catarata enquanto Tarobá se tornou a palmeira inclinada sobre a garganta do rio, dizem que durante a primavera as flores da palmeira caem em direção ás rochas como se Naipi estivesse recebendo flores de Tarobá.

Quanto a M'boy, contam as lendas que até hoje ele vive escondido na gruta sob a garganta do diabo observando os dois amantes.

Fontes:
https://contosdocovil.wordpress.com/tag/indigenas/
http://www.loumarturismo.com.br/passeios-em-foz-do-iguacu/2/cataratas-do-iguacu-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário