30 de maio de 2017

Plantas: Acônito

No ultimo trabalho de Hércules, ao trazer Cérbero para o mundo dos vivos, sua saliva ao pingar no chão, deu origem a uma planta venenosa chamada acônito, ou mata-lobo, muito usada antigamente para matar lobos selvagens que ameaçavam os rebanhos ou que se acreditava serem lobisomens.

Cultivo:
É uma planta que cresce nas montanhas de clima temperado, crescem melhor em locais com água abundante, solo bem drenado e boa exposição solar, por ser extremamente venenosa deve ser manuseada com muito cuidado.

Medicinal:
Embora seja utilizada na homeopatia e no tratamento da ansiedade, por ser uma planta venenosa o acônito não deve ser usado sem o acompanhamento e indicação medica.

Culinário:
A ingestão dessa planta causa salivação excessiva, falta de ar, tremores e aceleração dos batimentos cardíacos. Apenas 4g da raiz do acônito é o suficiente para matar um ser humano adulto e não há antidoto.

Magia:
Por ter sido usada para exterminar lobos em tempos mais antigos, essa planta passou a ser associada aos lobisomens, sendo considerada uma poderosa erva capaz de curar a licantropia e afastar vampiros.

É uma planta regida por Saturno, algumas fontes sugerem que embrulhar a flor do acônito em pele de lagarto lhe dará propriedades magicas como invisibilidade, a planta também pode ser usada para afastar espíritos malignos, embora o seu uso senha muito perigoso

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ac%C3%B4nito
http://www.mulhervirtual.com.br/flor/venenodelobo.html
https://nplantas.com/aconito-como-plantar/
http://legado-lycan.blogspot.com.br/2013/11/voce-sabe-o-que-e-aconitomata.html
http://mahoutatsuryu.blogspot.com.br/2014/03/aconitum-napellus.html
https://es.wikipedia.org/wiki/Aconitina

Nenhum comentário:

Postar um comentário