21 de maio de 2017

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, A morte de um herói

Finalmente livre de Euristeu, Hércules ainda tinha que cumprir a promessa feita á Meleagro de desposar sua irmã Dejanira, Filha do Rei Egeu e princesa de Cálidon. No entanto para se casar com a jovem ele teria de derrotar o deu rio Aquelôo, capaz de mudar de forma.

Aquelôo se transformou em uma serpente, mas não foi capaz de ferir o herói, então se transformou em um touro mas acabou tendo o seu chifre quebrado, admitindo a derrota Aquelôo pediu o seu chifre quebrado de volta, oferecendo a Cornucópia em troca.

Após estar casado com Dejanira, o herói acidentalmente matou um parente do Rei Egeu, Êunomo, mesmo após receber perdão, Hércules optou por se isolar com sua esposa e filhos em Tráquis, na Fócida.

Para chegar até Tráquis, eles teriam em atravessar o rio Eveno. Nesso, um dos centauros que sobreviveram à fúria de Hércules, se ofereceu para carregar Dejanira através do rio, no entanto no meio do caminho ele tentou violentá-la, fazendo com que o herói se enfurecesse e o atingisse no membro com uma flecha envenenada.

Antes de morrer Nesso resolveu se vingar e pediu para que Dejanira misturasse o seu sangue envenenado e com o sêmen derramado para fazer uma poção do amor, se algum dia Hércules deixasse de amá-la, ela deveria banhar as roupas do herói na mistura, desse modo ele nunca mais olharia para outra mulher.

Os anos se passaram, Hércules teve vários filhos com Dejanira e viveu diversas aventuras, até que em uma delas ele se apaixonou por Iole e a tornou sua concubina, causando ciumes em Dejanira, em algumas versões da história, Hércules planejava dar Iole como noiva para seu filho Hilo, quando ele pediu que um escravo pegasse sua túnica nova com Dejanira para usar na cerimonia, mensagem foi distorcida.

Lembrando do conselho de Nesso, Dejanira derramou a poção sobre a tunica. Quando o herói a vestiu gritou em agonia devido ao veneno, o tecido havia colado em sua pele de modo que seria impossivel arrancar os trajes sem a pele junto.

Sentindo-se culpada Dejanira acabou cometendo suicídio após ver seu marido sofrendo, Hércules então pediu para ser levado até o Monte Eta a fim de ser cremado. Vendo seu filho sofrendo Zeus lhe concedeu a imortalidade, e usou um raio para traze-lo até o Olimpo, o tornando o deus da força.

Fontes:
http://mitographos.blogspot.com.br/2016/01/hercules-o-fim-tragico-e-ascensao-divina.html
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/12/hercules-vingador-expedicionario.html
https://www.emaze.com/@AFFIOFTZ/Mythology-Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário