18 de abril de 2017

Plantas: Dama da noite

Dama da noite é o nome usado para se referir a plantas que abrem suas flores somente à noite, na intenção de atrair insetos noturnos para a polinização. Suas flores costumam ser brancas para refletir melhor a luz e chamar a atenção.

Segundo uma lenda, existia uma jovem princesa que adorava perfumes, vivia procurando flores para fazer novos perfumes, mas um dia ela ficou doente, não havia nada que pudesse fazer e a princesa acabou morrendo e foi enterrada no jardim do castelo.

Uma semana depois uma planta nasceu no tumulo, ela tinha flores brancas amareladas que espalhavam seu perfume durante a noite, por causa disso as pessoas chamaram a planta de Não me esqueças, em homenagem a princesa.

Cultivo:
O cactus orquídea é uma dama da noite cactus, por causa de seu peso a planta precisa de algo para se apoiar como uma treliça ou muro, deve ser plantada em um local ensolarado, embora possa ficar na meia sombra durante uma parte do dia.

O solo deve ser rico em matéria orgânica e arenoso para que as raízes possam respirar, recomenda-se que seja adubada no inicio da primavera com humus de minhoca, sendo sempre regada após a adubação.

Evite regar todos os dias, água em excesso pode apodrecer a raízes, durante estações de chuva é recomendado que se suspenda as regas.

Medicinal:
Deve ser utilizada com certo cuidado já que algumas podem ser venenosas, principalmente se estiverem frescas, por isso o chá de dama da noite geralmente é feito com flores secas.

Possui efeitos diuréticos, calmantes, estimulantes, cardiotônicos e remineralizante, sendo utilizada para tratar asma, bronquite, fluxo menstrual excessivo, dor de cabeça, febre, alem de problemas circulatórios e pulmonares.

Culinário:
Algumas espécies de cactus dama da noite dão um fruto escamoso conhecido como pitaya, possui poucas calorias, um sabor doce, algumas vezes semelhante ao kiwi ou ao melão, e geralmente é consumida crua, embora possa ser usada para fazer vinhos, sucos e geleias.

Magia:
Devido ao aroma doce da planta ela costuma ser usada em poções e feitiços de amor e sedução.

Outra lenda conta que a dama da noite costumava ser uma flor diurna, e que o sol era apaixonado por ela, até que em uma noite fria a flor acordou e se deparou com a lua cheia, se apaixonando perdidamente e trocando o dia pela noite e mostrando como a paixão pode ser imprevisível.

Ao ser abandonado o sol entristecido deixou de brilhar, para curar o seu coração ferido, a mãe natureza resolveu criar os girassóis, uma flor que seguiria o sol fielmente onde quer que ele fosse.

Fontes:
https://www.beneficiosnaturais.com.br/flor-da-noite-beneficios-e-propriedades/
http://www.obagastronomia.com.br/pitaya-dragon-fruit/
http://tcpaisagismojardinagem.blogspot.com.br/2011/10/lenda-de-como-surgiram-dama-da-noite-e.html
http://www.fazfacil.com.br/jardim/diferentes-dama-da-noite/
https://universodasflores.wordpress.com/author/universodasflores/page/635/

Um comentário: