21 de abril de 2017

Feitiços: Festival do Fantasma Faminto

O Hungry Ghost Festival ocorre sempre no decimo quarto dia do sétimo mês lunar, o que pode acabar mudando de ano para ano quando usamos o nosso calendário, esse ano por exemplo irá cair no dia 5 de setembro.

De acordo com as crenças chinesas tradicionais o sétimo mês lunar é quando os espíritos podem a vagar livremente pelo mundo dos vivos.

Assim como muitas festas em homenagem aos mortos, durante o Festival do Fantasma Faminto as pessoas costumam fazer oferendas para os seus antepassados, como por exemplo queimar dinheiro do inferno (folhas de papel que se acredita serem usados como dinheiro no mundo dos mortos) ou queimar objetos de papel machê como roupas, casas, carros e moveis, para que os mortos possam usar na vida após a morte

Algumas famílias deixam lugares vagos na mesa de jantar para receber os espíritos de seus antepassados, há também lugares onde se fazem apresentações deixando a primeira fileira vazia reservada apenas para os fantasmas.

Acredita-se que durante o festival, fantasmas vagabundos podem aparecer trazendo algum tipo infortúnio, para evitar isso, as pessoas também homenageiam esses espíritos desconhecidos, oferecendo abrigo e comida.

Dizem que esses fantasmas são almas de pessoas que não tiveram um ritual de despedida decente, ou que foram esquecidas por seus familiares, no entanto algumas lendas contam que eles seriam almas de pessoas egoístas que se recusaram dar comida para viajantes famintos, por causa disso seus pescoços são extremamente compridos e muito finos, de modo que eles tenham dificuldade em engolir a comida.

14 dias após o festival, as pessoas colocam lanternas flutuantes em um rio para mostrar o caminho de volta ao mundo dos mortos, as lanternas costuma ser feitas de papel e terem o formato de lótus, essa tradição é uma forma de despedida e dá fim ao Festival do Fantasma Faminto

Fontes:
http://www.discoverhongkong.com/au/see-do/events-festivals/chinese-festivals/the-hungry-ghost-festival.jsp
https://en.wikipedia.org/wiki/Ghost_Festival
https://en.wikipedia.org/wiki/Hell_money
https://en.wikipedia.org/wiki/Hungry_ghost
https://chinanaminhavida.com/2014/08/11/hungry-ghost-festival-ou-festival-do-fantasma-faminto-na-china/
http://www.discoverhongkong.com/au/see-do/events-festivals/chinese-festivals/index.jsp
http://www.alamy.com/stock-photo-vector-illustration-of-chinese-ghost-festival-offeringstraditional-113358756.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário