7 de março de 2017

Plantas: Beladona

A beladona é considerada uma das planta mais venenosas do hemisfério ocidental, apenas uma folha é o suficiente para matar um ser humano adulto.
Ela também é conhecida como cereja do inferno ou Deadly Nightshade.

Cultivo:
Deve ser plantada em um local rico em limo e protegido do sol, pois ela é pouco tolerante à luz solar direta. Suas regas devem ser feitas de modo que o solo permaneça sempre úmido, já que essa planta costuma crescer perto de rios e lagos

Medicinal:
Apesar de ser uma planta venenosa, a beladona pode ser usada medicinalmente como dilatador de pupilas, antiespasmódico, antiasmático, anticolinérgico e no controle de espasmos bronquiais, no entanto ela definitivamente não pode ser usada como remédio caseiro por motivos óbvios.

Culinário:
É uma planta extremamente venenosa por isso não deve ser consumida, a ingestão de apenas cinco frutos de beladona pode ser fatal para um adulto. O antidoto para o seu veneno é a Pilocarpina que pode ser extraída das folhas do jaborandi.
Uma curiosidade sobre os frutos da beladona é que diferente das outras plantas venenosas, o seu sabor não é amargo ou desagradável e sim levemente adocicado.

Magia:
Regida por saturno, além de ser um dos ingredientes para supostos encantamentos de beleza e voo, a beladona também era utilizada na preparação de pós contra os inimigos e para encorajar visões no plano astral. No entanto seu uso na magia está mais relacionado as suas propriedades alucinógenas que dão a sensação de "voar" e "sair do corpo".

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Atropa_belladonna
http://www.naturalmentebruxa.com/p/ervas.html
http://www.witchipedia.com/main:baneful-herbs
http://www.witchipedia.com/table:planetary-correspondences
http://www.branmorrighan.com/2012/12/ervas-magicas-beladona-propriedade-e.html
http://the-cauldron-of-the-goddess.blogspot.com.br/2015/12/a-magia-das-ervas.html
http://www.oarquivo.com.br/variedades/curiosidades/2798-a-planta-beladona.html
http://www.bbc.com/news/magazine-33506081

Nenhum comentário:

Postar um comentário