23 de março de 2017

Amuletos: Pimenta

Muitas vezes usada em um patuá quase sempre acompanhada de um olho grego, a pimenta é um amuleto associado à proteção, prosperidade e algumas vezes até à sensualidade, mesmo não sendo tão popular como simbolo da sorte não é difícil encontrar lojas vendendo amuletos de pimenta.

Origem:
Acredita-se que a pimenta foi usada inicialmente na Ásia como um importante tempero para carnes e ingrediente na preparação de remédios caseiros para infecções pulmonares, vermes e dores de estômago, por causa disso, assim como o sal, a pimenta era um produto de altíssimo valor.

Devido à sua cor forte e sabor ardido, lhe foi atribuída a capacidade de afastar maus espíritos e a inveja

Função:
A pimenta é um amuleto de sorte, prosperidade e proteção contra o mau olhado. Dizem que se alguém lhe desejar o mal, a pimenta afastaria essa más intenções de você absorvendo toda a energia negativa do ambiente.

Ela é indicada para ambientes de trabalho ou pessoas que estejam começando um novo negócio, já que ela costuma trazer benefícios para questões financeiras

Como é usado:
Tradicionalmente para afastar a inveja e o mau olhado, você deve plantar um pé de pimenta na porta de sua casa, se por acaso todas as pimentas do pé secarem e a planta morrer sem motivo aparente, significa que o ambiente estava muito carregado e a planta absorveu completamente as energias negativas.

Algumas pessoas preferem usar um pingente de pimenta vermelha ao invés de uma planta, nesse caso acredito que funcione de maneira semelhante ao olho grego, se o pingente quebrar ou rachar significa que ele bloqueou o "olho gordo" e deve ser substituído por um novo.

Fontes:
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/pimenta/
https://ouroemoda.wordpress.com/2011/05/05/amuletos-sorte-e-protecao/
https://www.elo7.com.br/lista/chaveiro-da-sorte

2 comentários:

  1. Olá, e como devo usar esse amuleto? À vista? Na carteira? Ou em casa junto de uma foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende, algumas pessoas carregam pingentes em forma de pimenta para afastar o mal olhado, nesse caso geralmente elas usam chaveiros (como o da foto) ou em colares e bijuterias, você meio que pode escolher

      Excluir