5 de fevereiro de 2017

Mitilogia: Cuca

A cuca é uma criatura da mitologia brasileira, agindo de modo muito semelhante, ao bicho papão, homem do saco e tutu por aterrorizar e sequestrar crianças. Ela se tornou mais conhecida devido as obras de Monteiro Lobato e suas adaptações para a televisão.

Origem:
Dizem que essa lenda possui origem na Espanha e Portugal, onde ela seria chamada de Coca, um espirito ou bruxa com cabeça de abobora ou panela e três ou quatro buracos no lugar dos olhos, nariz e boca. Esse espirito age de modo muito similar a outros monstros devoradores de crianças, podendo se esconder na sombras e mudar sua forma física.
Em outro lugares de Portugal, a Coca seria o dragão que foi morto por São Jorge.

Características:
A maioria das lendas a descreve como uma bruxa velha com garras afiadas de gavião, um rosto que se assemelha a de um jacaré, uma pele grossa como a de um elefante e algumas vezes é retratada com asas de dragão e patas de inseto.
Ela também pode ter a aparência de uma velha corcunda magra e descabelada carregando um saco não mão.

Hábitos:
Tem o costume de subir dos telhados das casas em busca de crianças mal-comportadas para devorar, as que ela não devora imediatamente são arrastadas para o seu covil de onde nunca mais retornam.
Assim que consegue capturar sua vitima, ela desaparece sem deixar rastros.

Fraquezas:
A cada sete anos ela precisa dormir durante uma noite inteira, esse provavelmente é o momento em que a Cuca fica mais vulnerável, no entanto ninguém realmente sabe quando é esse dia ou onde ela dorme.

Fontes:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_cuca.htm
https://www.todamateria.com.br/lenda-da-cuca/
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2015/05/cuca.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coca_(folclore)
http://censodyne.blogspot.com.br/2011/05/lendas-brasileiras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário