23 de fevereiro de 2017

Amuletos: Pipa

Como eu já havia feito um post sobre bonecas usadas como amuletos, por que não fazer um post sobre pipas?
Feitas de papel, gravetos, plastico e até tecido, as pipas são brinquedos conhecidos no mundo inteiro, em alguns lugares é comum que se façam competições de combate com pipas cujo o objetivo é cortar a linha do adversário.

Origem:
Acredita-se que as primeiras pipas tenham sido criadas há cerca de 150 anos a.C. na China sendo inicialmente utilizadas para fins militares como entregar mensagens secretas, ou medir distâncias.
Com o passar do tempo as pipas deixaram de servir como ferramenta militar e passaram a ser conhecidas como um objeto de arte popular ou um brinquedo.

Função:
Alem de ser um brinquedo que levante voo quando o vento sopra, em alguns países orientais, a pipa se tornou um simbolo de vitória, felicidade e sorte, sendo usada para afastar maus espíritos. Nesse caso também é comum encontrar pipas com o formato ou imagens de animais como dragões (prosperidade), tartarugas (vida longa), corujas (sabedoria) e carpas (desenvolvimento dos filhos).

Como é usado:
Algumas pessoas ainda as usam como oferenda para os deuses. Durante o Hamamatsu Kite Festival os pais que tiveram um filho recentemente costumam fazer uma pipa com o nome do bebê escrito e empina-la durante o festival como uma especie de agradecimento.
Em alguns lugares como Guiana e Bermudas, as pessoas empinam pipas na Páscoa para representar a ascensão de Cristo.

Fontes:
http://ahistoriadapipa.blogspot.com.br/
http://www.mib.ufc.br/2012/08/a-historia-das-pipas.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Kite#Asia
http://www.osvaldocruz.sp.gov.br/noticias/eventos/prefeitura-abre-inscricoes-do-5-festival-de-pipas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário