18 de dezembro de 2016

Mitologia: Shikigami

Para uma missão que necessita de discrição, o que serviria melhor do que um servo feito de papel? Leve, silencioso e invisível, apesar de não ser muito conhecido, não deixa de ser uma criatura interessante.

Origem:
Shikigamis são espíritos invocados através de um complexo ritual para servir e proteger um feiticeiro Onmyoji.

Seu nome sugere que sejam feitos de papel, a descrição mais comum é que eles seriam criados a partir de um pedaço de papel que foi cortado, dobrado e enfeitiçado para ganhar vida, embora isso não seja uma característica obrigatória de um shikigami.

Características:
Na maior parte do tempo eles são invisíveis, mas podem assumir a forma de pássaros, animais e dependendo do poder do feiticeiro até mesmo a forma de um humano.

Em outras situações eles podem ser colocados em pequenos bonecos de papel que passam a servir como corpo do shikigami

Hábitos:
Geralmente são usados para espionar, roubar ou outros trabalhos arriscados demais para o feiticeiro executar. Sua força é proporcional ao do feiticeiro, quanto mais poderoso o Onmyoji for, mais poderoso o shikigami será, no entanto o feiticeiro deve tomar cuidado pois se ele perder o controle sobre o shikigami, o mesmo poderá criar consciência e vontade própria, podendo invadir o corpo de seu mestre e o matar por vingança, principalmente em shikigamis do tipo inugami que costumam ser mais violentos.

Fraquezas:
Muitos shikigamis acabam por desenvolver um laço com seus mestres, nesse caso se o shikigami for ferido, o Onmyoji também será, porém não se sabe se ocorre o mesmo na situação inversa, por causa disso e da energia necessária para a invocação é muito raro que um feiticeiro invoque mais de um shikigami ao mesmo tempo.

Uma outra possibilidade seria tentar queimar seu corpo a fim de libertar o espirito, no caso do inugami talvez desse certo se o seu corpo verdadeiro fosse queimado, quanto aos outros shikigamis provavelmente atacar o feiticeiro seja mais efetivo.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Shikigami
http://otakrazys.blogspot.com.br/2010/09/mitologia-japonesa-8.html
http://es.wikipedia.org/wiki/Shikigami
http://mitologialendasjapao.blogspot.com.br/2013/05/inugami.html
http://www.cacadoresdelendas.com.br/japao/inugami-o-deus-cao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário