4 de dezembro de 2016

Mitologia: Naga

Enquanto as górgonas eram monstros capazes de matar com apenas um olhar, os nagas eram seres relativamente pacíficos, só atacando quando se sentissem ameaçados ou fossem desrespeitados.

Origem:
O termo naga poderia ser utilizado tanto para se referir à certos tipos de elefantes ou cobras, quanto divindades da mitologia Hindu que possuíam a forma de uma cobra. Eram filhos de Kashyap com Kadru e devido à rivalidade entre sua mãe e a mãe de Garuda, eles se tornaram inimigos do homem pássaro.

Características:
Originalmente as lendas os descreviam como grandes serpentes podendo possuir varias cabeças, entretanto atualmente os nagas são descritos como seres metade cobra e metade homem  de maneira muito semelhante às Górgonas e à Equidna, chegando a medir de 3 a 6 metros

Hábitos:
Embora alguns contos épicos como o Mahabharata, retratem os nagas como seres cruéis que perseguem e atormentam outras criaturas, eles não eram exclusivamente malignos, podendo tender tanto para o bem quanto para o mau.
Habitam reinos subaquáticos ou subterrâneos de climas quentes e podem controlar as chuvas, por causa disso costumam ser relacionados com rios, lagos e poços. Apesar de possuírem uma mordida extremamente venenosa, sua principal arma é sua força sobre humana e agilidade, recorrendo à mordida apenas em ultimo caso.

Fraquezas:
Assim como as serpentes são caçadas por águias, os nagas eram perseguidos e mortos por Garuda, um ser metade homem e metade águia, com quem tinham uma rivalidade eterna.

Fontes:
http://incriaturas.blogspot.com.br/2012/08/naga.html
http://arcanoteca.blogspot.com.br/2015/09/menu-mitologia-indiana-naga.html
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2015/06/varaha.html
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/03/cobras-e-serpentes.html
http://listas.20minutos.es/lista/criaturas-mitologicas-378197/
http://www.seresmitologicos.net/terrestres/naga
http://heroesofmightandmagic3.blogspot.com.br/2009/05/naga-mulher-e-serpente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário