9 de dezembro de 2016

Feitiços: Dança na magia

A dança, assim como a musica, é uma forma de expressão da cultura humana e muitas vezes foi usada como forma de se conectar com a natureza e as divindades.

No período paleolítico, a fim de evitar que desastres naturais prejudicassem atividades como caça, pesca e colheita, era comum que as pessoas usassem a dança como meio de entrar em estado de transe durante os rituais, nesse caso as danças eram mais guiadas pelo instinto e intuição, algumas vezes imitando os movimentos de animais selvagens.

Na Grécia antiga se acreditava que a dança havia sido inventada pelos deuses, e ensinada aos humanos como forma de agradar, honrar e invocar divindades, dizem que os primeiros grupos de dança e Ditirambos (canto coral de caráter apaixonado) foram criados em honra ao deus das festas, Dionísio.

As danças dessa época tinham seus movimentos mais definidos e organizados, sacerdotes de Marte saltavam para que as plantas crescessem no mês março, já durantes os festivais, em homenagem à Atena, homens armados executavam a dança guerreira Pírrica.

No Egito antigo, alem de servir como uma forma de homenagear os deuses, os movimento da dança também eram um modo de garantir a ascensão do espirito para uma nova vida, para isso figuras chamadas de Mouou dançavam em duplas nos funerais.

Já na Idade Média a dança de tornou algo relacionado ao pecado, sendo proibida pela Igreja Católica, para continuarem com sua tradição de dançar na época de semeadura e colheita, os camponeses introduziram elementos católicos como anjos e santos, com o passar do tempo essas danças se tornaram parte das festas cristãs.

Quando a peste negra devastou a Europa, dizem que as pessoas dançavam para espantar a morte, essa dança ficou conhecida como dança macabra, a dança da morte onde ricos, pobres, homem, mulheres e crianças são todos iguais perante a peste.

Até nos dias de hoje a dança ainda possui seus significados ocultos e sua magia, seja nas festas, celebrações, arte ou até mesmo na própria religião. Na umbanda por exemplo, cada orixá tem uma dança que representa suas características, a dança de Nanã representa o embalo de uma criança, Oxalá os movimentos do pombo, Oxóssi figura da caça, Inhasã representa em sua dança os movimentos de despachar Egum, dominá-los, espalhar o vento, e assim por diante.

A dança é como uma poesia sem palavras, apenas movimentos.

Fontes:
http://oficinadasbruxas.com/tag/danca-na-magia/
http://encpbnp.blogspot.com.br/2014/02/a-danca-na-magia-ritual-celebracao-e.html
http://brasilescola.uol.com.br/artes/danca.htm
http://expressodalinha.blogspot.com.br/2007/07/dana-prrica.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ditirambo
https://identidadesdadanca.wordpress.com/historia-da-danca/
https://floressenciafeminina.wordpress.com/atividades/danca-conectiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário