11 de dezembro de 2016

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, a Hidra de Lerna

O segundo trabalho era derrotar a Hidra de Lerna, um monstro de nove cabeças sendo que a do meio era imortal, seu sangue era venenoso e suas feridas exalavam um gás toxico. Ele foi criado por Hera, provavelmente para se vingar do filho de Zeus.
Hércules então viajou até Lerna em sua carruagem conduzida por Lolau, seu sobrinho. Atirando flechas em chamas o herói conseguiu tirar o monstro de seu covil que imediatamente o atacou, armado com uma espada de bronze, Hércules começou a decapitar as cabeças da hidra, logo percebendo que toda a vez que uma cabeça era cortada duas nasciam em seu lugar.

Lolau então usou uma tocha para queimar os cortes da besta e impedir que novas cabeças brotassem. No fim apenas a cabeça imortal restou, com um golpe de sua clava, Hércules a atordoou, para que assim pudesse arranca-la fora do corpo com as próprias mãos. A cabeça foi então enterrada em um buraco fundo coberto com uma enorme pedra.

O sangue da Hidra era um veneno poderoso, e ao banhar suas flechas nele, elas acabavam por se tornarem venenosas também. No entanto,  Eristeu não se impressionou com o feito e considerou a ajuda de Lolau como uma trapaça, não a considerando como uma das dez tarefas previstas anteriormente.

Fontes:
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/10/hercules-os-doze-trabalhos-hidra-de.html
http://www.historiamais.com/hercules.htm
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/hidra/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidra_de_Lerna
http://www.antroposofy.com.br/wordpress/simbologia-oculta-o-2o-trabalho-de-hercules/

Nenhum comentário:

Postar um comentário