13 de novembro de 2016

Contos: Os doze trabalhos de Hércules

Alcmena era esposa e prima de Anfitrião, os dois ainda não haviam consumado o seu casamento pois Anfitrião prometeu que vingaria a morte dos irmãos de Alcmena antes de qualquer outra coisa, assim ele partiu com o exercito para lutar na guerra de Tebas e vingar seus cunhados.

Zeus, que havia se apaixonado por Alcmena, chegou no castelo sob a forma de Anfitrião que havia se tornado vitorioso e voltado mais cedo da guerra, podendo finalmente ter sua noite de nupcias com Alcmena. Zeus estava tão encantado com a jovem princesa que ordenou que o sol não se levantasse por três dias, fazendo com que sua noite de nupcias durasse três vezes mais que o normal.

Algum tempo depois o verdadeiro Anfitrião retornou da guerra e ficou furioso quando sua esposa alegou que havia concebido um filho dele, ele estava prestes a queimá-la em uma fogueira quando um dos adivinhos explicou que Zeus havia tomado a forma de Anfitrião, e que Alcmena estava gravida de um deus o que fez com que Anfitrião a perdoasse.

Alcmena deu à luz a dois meninos, Hércules e Íflicles, quando os bebês tinham apenas oito meses de vida, Hera enviou uma serpente para matar o filho bastardo de seu marido, mas o bebê estrangulou as duas serpentes com suas próprias mãos.

Ao perceber a força que seu filho possuía, Anfitrião lhe deu a melhor educação da época, e Hércules se saia muito bem em todas as matérias, com exceção das aulas de musica onde em uma acesso de raiva ele acabou matando o seu professor Lino.

Hércules se casou com Mégara, princesa de Tebas, porém Hera ainda desejava se vingar do filho ilegitimo de Zeus e para isso ela fez com que o herói enlouquecesse e colocasse fogo na própria casa, quando recuperou a razão, já era tarde demais, sua esposa e seus filhos já estavam mortos.

Sem saber como lidar com o ocorrido, o heróis procurou orientação com o Oraculo de Delfos. Para se redimir com as mortes que havia causado, Hércules deveria  servir o rei de Micenas, Euristeu, durante doze anos, e ao longo desse periodo, o herói deveria realizar dez tarefas...

Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/quais-foram-os-12-trabalhos-de-hercules/
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0131
http://www.historiamais.com/hercules.htm
http://www.culturabrasil.org/greece_mitologia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário