27 de novembro de 2016

Contos: Os doze trabalhos de Hércules, o Leão de Nemeia

A primeira tarefa de Hércules era matar o gigantesco leão de Nemeia, um monstro nascido da união entre Ortros e Equidna


O monstro habitava uma caverna com duas saídas e passava a maior parte do dia escondido em uma floresta próximo à Nemeia, saindo apenas para devorar os habitantes do lugar e seus rebanhos.

Hercules partiu para Nemeia se hospedando na casa de Molorchus, um homem que teve seu filho morto pelo leão, para que o heroi tivesse sucesso em sua caça, Molorchus prometeu fazer um sacrificio, mas hercules pediu que esperasse 30 dias, se ele não conseguisse matar a fera antes, o sacrificio poderia ser feito, se ele conseguisse, então o sacrificio seria feito em homenadem a Zeus

Armado de um arco, flechas e uma clava de oliveira, ele entrou na floresta em busca da fera. Um rugido alto ecoou por entre as arvores e o heroi pode ver o leão se aproximando, Hércules não sabia da invulnerabilidade da besta e gastou todas as suas flechas que nem sequer arranharam a dura pele do leão, o herói então tentou golpeá-lo com sua clava que se partiu em pedaços ao acertar o animal.

Mesmo que não estivesse realmente ferida, a besta recuou procurando abrigo em sua caverna. Usando a astucia, Hércules bloqueou uma das entradas encurralando a fera lá dentro e dando inicio a um combate corpo a corpo, agarrando o pescoço do leão com as duas mãos ele conseguiu finalmente estrangulá-lo.

Usando as garras da criatura para esfolar o animal, Hercules passou a usar a pele do leão como um manto e sua cabeça como um capacete, os restos do leão foram levados até a casa de Molorchus e usados no sacrificio em homenagem a Zeus. Ao ver Hercules vestindo a pele do leão quando voltou para Micenas , Eristeu, apavorado, o proibiu de entrar no palacio novamente, passando a se comunicar com ele por meio de um arauto.

Fontes:
http://www.mitologia.templodeapolo.net/seres_ver.asp?Cod_ser=79&value=Heracles&mit=Mitologia%20Grega&esp=Her#nemeia
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/quais-foram-os-12-trabalhos-de-hercules/
http://mitographos.blogspot.com.br/2015/10/hercules-os-doze-trabalhos-o-leao-da.html

2 comentários:

  1. O texto tá ótimo, mas a imagem representa Sansão enfrentando um leão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é que dá ficar com preguiça de pesquisar a imagem a fundo, de uma forma ou de outra eu queria ter desenhado as imagens do conto, mas a preguiça me impediu kkkkkk

      Excluir