3 de novembro de 2016

Amuletos: Figa

Já estamos em novembro certo? Não falta muito para acabar o ano o que é meio triste para falar a verdade, o tempo passa rápido demais, você conseguiu cumprir as suas promessas e desejos de ano novo?Ainda tem dois meses para isso, mas enquanto isso vamos ao post de amuletos:

Origem:
Esse gesto teria surgido na Itália sendo chamada de Manofico, era um simbolo de fertilidade e erotismo, a mão seria uma representação do órgão reprodutor feminino, enquanto o dedão o órgão masculino. Na Itália assim como em vários outros países como Turquia, esse gesto tem um sentido extremamente ofensivo sendo equivalente à mostrar o dedo do meio.
Já o gesto de se cruzar os dedos também era chamado de figa, sendo um simbolo usado pelo cristão na época das perseguições, para representar a cruz de maneira sutil.
Com a colonização europeia a figa foi trazida para o Brasil e incorporada em religiões afro-descendentes.

Função:
Antigamente seu proposito era de trazer fertilidade feminina, mulheres costumavam carregar uma figa perto do corpo para se proteger contra a infertilidade. Hoje em dia ela é usada como um simbolo de proteção contra maus espíritos e energias negativas, podendo fechar o corpo das pessoas as protegendo das forças do mal
O ato de cruzar os dedos também é usado em alguns lugares para afastar o azar, doenças, perigos, e outras coisas desagradáveis.

Como é usado:
Pode ser feita de madeira, metal e até ouro, geralmente ela é usada como pingente em colares, pulseiras e chaveiros. Quando uma figa é perdida não se deve procura-la pois ela levou consigo toda as energias negativas que você carregava.

Fontes:
http://meu-monstrinho-bizarro.blogspot.com.br/2012/11/a-figa.html
https://www.significados.com.br/figa/
https://ouroemoda.wordpress.com/2011/05/05/amuletos-sorte-e-protecao/
https://brasildelonge.com/tag/figa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário