17 de novembro de 2016

Amuletos: Daruma

Podendo também ser chamado de Dharma, o daruma é um boneco de madeira usado para realizar desejos, por causa disso, ele acabou se tornando um amuleto muito popular, sendo comprado por muitos políticos antes de iniciar suas campanhas ou servindo como um presente de aniversário criativo.
Origem:
O Daruma é uma representação do monge indiano, Bodhidharma, responsável por fundar o Zen-budismo na China.
Dizem que ele alcançou a iluminação após meditar durante 9 anos, sem se mover, piscar ou até mesmo dormir. Para evitar que caísse no sono durantes o processo, o monge removeu as próprias pálpebras impedindo que seus olhos se fechassem, com o passar do tempo seus membros atrofiaram e caíram pela falta de uso.
Algumas versões da história contam que no local onde suas pálpebras foram jogadas nasceram as primeiras mudas de chá verde.

Função:
Costuma ser feito de madeira e possui um formato arredondado de modo que quando caia, volte a ficar de pé, representando perseverança. Tradicionalmente é pintado de vermelho pois se acredita que essa cor traga sorte e felicidade, embora não seja difícil encontrar Darumas de outras cores:

  • Azul: Saúde e longevidade
  • Amarelo: Segurança
  • Preto: Fortuna e prosperidade
  • Branco: Amor e harmonia

Suas sobrancelhas são pintadas na forma de uma garça, enquanto a barba lembra a forma de uma tartaruga, isso se deve porque no japão, esses dois animais são considerados símbolos de vida longa.
Geralmente é usado como amuleto para realizar desejos.

Como é usado:
O ritual costuma ser feito no inicio do ano, para fazer um pedido você deve pintar um dos olhos enquanto faz o seu desejo e prometer só pintar o outro olho quando o seu desejo for realizado.
Depois disso, o daruma pode ser queimado no final do ano e substituído por um novo no ano seguinte.

Fontes:
http://www.urawazabugeikai.com.br/index.php/cultura/59/177-daruma
http://www.japaoemfoco.com/o-significado-do-amuleto-da-sorte-daruma/
http://www.japones.net.br/daruma/
http://mikami.com.br/voce-conhece-o-daruma/
http://brunnolopestattoo.blogspot.com.br/2012/06/daruma-e-seu-significado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário