23 de outubro de 2016

Mitologia: O cavaleiro sem cabeça

Conhecido como Dullahan, que significa decapitado ou sem cabeça, o Cavaleiro é uma lenda muito conhecida no mundo, e possui origem na Irlanda.

Origem:
Quando vivo seu nome era Ewen MacLaine, herdeiro do clã MacLaine. Devido à inveja e ao ódio que sentia por seu pai, os dois acabaram por resolver as suas diferenças no campo de batalha de Lochbuie.

Dizem que na noite anterior ao conflito, Ewen teria avistado uma banshee lavando roupas de guerreiros mortos, e perguntou á fada da morte se as suas roupas estariam entre aquelas, a velha respondeu que sim, mas se caso suas esposa, sem ser avisada, servisse manteiga no café da manhã, Ewen seria poupado.

Infelizmente na manhã seguinte, a esposa de Ewen apenas lhe serviu pão, o cavaleiro então mastigou o pão seco e partiu para o campo de batalha sabendo que não retornaria. Quando os dois exércitos se encontraram, Ewen foi decapitado por um dos seguidores de seu pai que carregava um machado, desde aquele dia, o cavaleiro corre pelos campos e estradas coletando almas e anunciando a morte.

Características:
Muitos o descrevem montando em um corcel negro ou até em um pesadelo enquanto carrega a própria cabeça em uma mão e um chicote de coluna vertebral na outra. Sua cabeça cortada tem a textura e odor de um queijo mofado, seus olhos são enormes cheios de moscas e larvas, já a boca mantem um sorriso doentio que vai de uma bochecha para a outra.

Algumas versões contam que ele usar uma caveira humana como lampião para iluminar o caminho, outras o descrevem como o condutor de uma carruagem feita com restos humanos.

Hábitos:
Esse espirito costuma cavalgar durante pelos campos de Lochbuie, local de sua morte, em busca de novas vitimas, quando as encontra ele as persegue gritando o seu nome antes de decapita-la.
Caso algum curioso o veja matando alguém, ele irá jogar sangue nessa infeliz testemunha marcando-a como sua próxima vitima ou então chicoteando os seus olhos como punição.

De acordo com a lenda se o cavaleiro parar de correr, alguém morrerá logo em seguida e não há nenhuma porta o fechadura que possa detê-lo.

Fraquezas:
Ouro pode espanta-lo, por algum motivo objetos feitos com esse material o aterrorizam, até mesmo um pequeno alfinete de ouro pode fazer com que o fantasma recue assustado.

Fontes:
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/09/lenda-do-cavaleiro-sem-cabeca.html
http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2012/04/cavaleiro-sem-cabeca.html
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-lenda-do-cavaleiro-sem-cabeca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário