9 de outubro de 2016

Mitologia: Lista de cavalos mitologicos

Depois de fazer o post sobre pesadelos, eu achei que seria legal fazer listas de animais mitológicos com um breve resumo de cada lenda, eu resolvi começar com cavalos, eles são animais interessantes presentes em diversas lendas, talvez pelo fato de que por muito tempo eles foram o principal meio de transporte do homem.

Pesadelo
Cavalos infernais que servem como montaria para seres malignos. Apesar de não serem capazes de falar, podem se comunicar telepaticamente com seus cavaleiros. Seu corpo é completamente negro e coberto de chamas vermelho vivo.

Hipocampo
Metade peixe e metade cavalo, o hipocampo possui barbatanas em seus cascos e branquias no pescoço para respirar embaixo d'água.
Costumavam ser usados para puxar a carruagem de Poseidon, o deus dos mares.

Pégaso
O cavalo alado nascido do sangue da Medusa que só poderia ser domado por uma rédea de ouro.
Serviu como montaria para o herói Belerofonte, isso até ele resolver escalar o monte Olimpo montado em Pégaso, que se curvou a pedido de Zeus derrubando o cavaleiro para a morte.

Unicórnio
Um animal majestoso e puro que só se aproxima de donzelas virgens quase tão puras quanto ele, podendo adormecer em seu colo, por causa disso eles acabam se tornando um alvo fácil para caçadores que desejam vender o seu chifre.

Kelpie
Assim como os hipocampos, podem respirar debaixo d'água, porém vivem na água doce. São criaturas extremamente perigosas apesar de não serem tão violentos quanto os pesadelos. O que os torna tão perigosos talvez seja o fato deles não parecerem perigosos, sua pele é grudenta de forma que aquele que toca-lo ficará preso e será arrastado para o rio.

Centauro
Metade homem, metade cavalo, os centauros costumavam ser criaturas violentas, de natureza viril, era relativamente bons em combate, mas muitas vezes agiam de maneira impulsiva, principalmente quando estavam sob a influencia de álcool.


Abada
Cultuado no Congo, é um animal semelhante ao unicórnio, porém com dois chifres, um saindo da testa e o outro do nariz como um rinoceronte e assim como o unicórnio, seus chifres serviam como um antidoto para venenos.

Alicórnio
Basicamente é um unicórnio dotado de asas, apesar dos alicórnios serem representados com asas saindo das costas, algumas versões os contam que suas asas sairiam de seus cascos.

Buraq
Algumas vezes descrito como um burro branco alado, outras vezes como um cavalo com partes de pavão e rosto de mulher. Segundo a religião islâmica, Buraq teria transportado Maómé pelo céu noturno de Meca para Jerusalém.

Cavalos de Diomedes
Cavalos ferozes que se alimentavam de carne humana, pertenciam ao rei dos Bistones, Diomedes. Uma das tarefas de Hércules era captura-los, coisa que não foi dificil depois de derrotar os guardas e capturar o rei, na viagem de volta o herói percebeu que os cavalos estavam famintos, então deu o próprio rei Diomedes como comida para os animais.

Helhest
Resultado de imagem para helhest mitologia
Cavalo de três pernas e aparência fantasmagórica associado ao Hel, mundo dos mortos na mitologia nórdica e o nome da deusa dos mortos, Algumas lendas contam que esse corcel era a montaria da deusa Hel e por onde passava anunciava a chegada de doenças e tragedias.

Hipogrifo
Nascido da união de um grifo com uma égua, enquanto o grifo possui cabeça de águia e corpo de leão, o hipogrifo costuma ser uma mistura de cavalo e águia, perdendo suas características de leão. Por grifos e cavalos serem inimigos naturais como cães de gatos, o hipogrifo acaba por ser uma criatura extremamente rara.

Nuckelavee
Monstro horrendo, que se assemelha a um cavaleiro montado em um cavalo se visto de longe, porém na verdade é o torso de um homem saindo das costas de um cavalo, como se o cavaleiro e o animal fossem um só, ele também não possui pele, deixando sua carne viva e veias amarelas carregando sangue negro expostas.

Fontes:
http://wings-of-fairy.blogspot.com.br/2012/01/criaturas-hipocampos.html
http://wings-of-fairy.blogspot.com.br/2016/09/mitologia-pesadelos.html
http://wings-of-fairy.blogspot.com.br/2012/05/criaturas-pegasos.html
http://wings-of-fairy.blogspot.com.br/2016/01/mitologia-unicornios.html
http://wings-of-fairy.blogspot.com.br/2015/07/mitologia-kelpie.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alic%C3%B3rnio
http://es.mitologia.wikia.com/wiki/Abada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Buraq
https://megaarquivo.com/2011/09/24/4037-mitologia-as-eguas-de-diomedes/
http://rpglegado.blogspot.com.br/2011/02/pesadelo-o-corcel-das-trevas.html
http://www.nauticalnewstoday.com/hipocampo-historia-monstruo-marino/
http://redhistoria.com/mitologia-griega-la-leyenda-de-pegaso/
http://morricomendopeixe.blogspot.com.br/2014/07/a-lenda-de-kelpie-o-cavalo-dagua.html
http://cultura.culturamix.com/curiosidades/simbologia-do-unicornio
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/03/centauros.html
http://horror-rpg.weebly.com/animais-mascotes.html
http://www.taringa.net/posts/apuntes-y-monografias/18698048/12-fascinantes-hibridos-mitologicos.html
http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2014/05/helhest.html
http://www.estudopratico.com.br/grifos-mitologia-grega/
http://misteriosfantasticos.blogspot.com.br/2015/04/nuckelavee.html

8 comentários:

  1. Este tópico nunca deixa de interessar-me! :D Existem muitos tipos de mitologia, dependendo da região e do tempo histórico. Minha parte favorita deste tema são as criaturas fantásticas! Alguns dias atrás eu assisti Animais Fantásticos e Onde Habitam Legendado e adorei! Há do mais terno ao mais perigoso. Se você é fã de mitologia, acho que você estará interessado neste filme, eu recomendo! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti esse filme com a minha amiga no mês que lançou, eu tinha comprado o livro uns anos atras justamente para encontrar temas para postar no blog.

      Excluir
  2. Incrível post! Só senti falta do Sleipnir... ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, verdade!!! Talvez um dia eu atualize esse post

      Excluir
    2. Tem também Greyfell que é o seu filho.

      Excluir
    3. Sam Sugar 🌸🐰27 abril, 2020

      E também faltou o Kunopegos.

      Excluir
  3. Eu como uma amante de cavalos adoro saber tem uns que eu já sabia mas outros não adorei conhecer mais sobre obg <3

    ResponderExcluir