30 de agosto de 2016

Plantas: Tomate

O tomate é da mesma família que os pimentões, as pimentas e as berinjelas tendo origem na America central e do sul onde começou a ser utilizado como alimento. Algumas especies de tomate possuem uma coloração amarela que lhes deu o nome de maçã dourada, tanto é que "Pomodoro" vem de Pomi d' oro.


Cultivo:
Não suporta temperaturas extremas, temperaturas diurnas abaixo de 16°C e acima de 27°C prejudicam a planta. O ideal para o cultivo seria entre 20°C e 26°C, em regiões frias com geadas, os tomates costumam ser cultivados em estufas, porém deve se tomar cuidado com a umidade do ar, se ela for muito alta, pode favorecer o surgimento de doenças e pragas.

O tomate também precisa de algumas horas de sol direto por dia, crescendo melhor em locais bem iluminados.

Quanto ao solo, prefira solos férteis e bem drenados, com o PH entre 5,5 e 7, evite solos muito argiloso pois eles facilitam o acumulo de água deixando a terra encharcada, a terra deve permanecer sempre úmida mas não encharcada.

É aconselhável também que se faça uma cerca com varas formando um X onde a planta possa se apoiar, isso é necessário para as especies com crescimento indeterminado, há alguns tipo de tomates que não precisam dessa cerca já que não crescem tanto

Medicinal:
O suco puro do tomate pode ser usado no couro cabeludo para evitar a queda de cabelo e caspa, assim como pode ser usado como mascara para diminuir a oleosidade do rosto e combater a acme, quando misturado com salsa para tratar a artrite, já o suco do tomate verde em gargarejos é indicado para amigdalite, inflamações na garganta.

Outro uso é fazer compressas em calos e verrugas à noite com as rodelas da fruta. Você também pode fazer uma mascara com o purê e usar como hidratante para os seios, ou misturar com sálvia e usa-lo como tônico para fechar os poros dilatados em peles oleosas.

O principal cuidado que se teve ter são as folha da planta que não são próprias para o consumo e os frutos verdes que não devem ser consumidos por que tem tendencia à desenvolver ou já teve câncer, artrite, reumatismo, gota ou cálculo. já que os frutos verdes possuem algumas toxinas presentes também nas folhas da planta

Culinário:
Muitas plantas da família dos tomates possuem toxinas mortais, como é o caso da Beladona, o que levou muitas pessoas à acreditarem que o tomate também era venenoso. Realmente, suas folhas possuem algumas toxinas perigosas, mas os frutos maduros são seguros para o consumo.

Pode ser consumido cru, em saladas, aperitivos, sucos, usado para fazer molhos acompanhando massas, carnes e legumes ou recheado e levado para assar no forno.

Magia:
Seu planeta regente é Vênus e é dedicada à Demeter, Hera e Athena.
Costuma ser usado em feitiços ligados ao amor, proteção e prosperidade, uma salada de tomate por exemplo pode servir como afrodisíaco.
Um feitiço para que nunca falte amor ou comida na sua casa, é colocar um tomate vermelho dentro de um pote de sal marinho trocando a cada três dias, e se você tiver uma pé de tomate próximo à sua casa, ele irá impedir que qualquer mal entre dentro da casa.

Fontes:
http://hortas.info/como-plantar-tomate
http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/tomate.html#.V8HOu5grLIU
http://nplantas.com/tomate/
http://www.resenhademercado.com/#!tomate-pelado/gbmmw
http://magiasantigas.blogspot.com.br/2013/09/a-magia-do-tomate.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tomate
http://www.agenciabr.com.br/noticia/tomate-fica-42-mais-caro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário